Max Verstappen a celebrar a 'pole position' em Monza
Max Verstappen a celebrar a 'pole position' em Monza - Foto: IMAGO

Verstappen faz história na Fórmula 1!

Tetracampeão mundial fez a volta mais rápida de sempre, quebrando o recorde de Lewis Hamilton em Monza, com um tempo de 1.18.792 e uma velocidade média de 264.682 quilómetros por hora

A partir para este Grande Prémio em Monza, muitos apontavam a dupla da McLaren - Oscar Piastri e Lando Norris - como os favoritos para conseguir a pole position em Monza, outros acreditavam que Charles Leclerc podia voltar a partir do primeiro lugar na casa da Ferrari, mas a verdade é que foi o tetracampeão mundial Max Verstappen quem surpreendeu tudo e todos com uma volta espetacular.

Ao fim da primeira tentativa no Q3, o neerlandês liderava a tabela, mas eis que Norris conseguiu bater o seu tempo. Porém, o britânico ficou apenas alguns segundos nessa posição, porque Verstappen vinha imediatamente atrás e recuperou o seu lugar, provocando a euforia nas boxes da Red Bull.

Se esta pole position, de certa forma surpreendente, não bastava, então Max levou este dia especial ainda mais longe: quebrou o recorde de pista que pertencia a Lewis Hamilton, na altura com a Mercedes, em 2020 (1.18.877). O piloto de 27 anos cronometrou 1.18.792 - mais 0.077 do que Norris - e completou também a volta mais rápida de sempre na história da Fórmula 1, a uma velocidade média de 264.682 quilómetros por hora!

Além disso, Verstappen somou a sua 45.ª pole position da carreira, superando o registo de Sebastian Vettel com a Red Bull. De resto, Norris também parte da primeira linha da grelha, seguido pelo colega de equipa e líder do Campeonato de Pilotos, Piastri, enquanto Leclerc arranca do quarto lugar. A dupla da Mercedes está em quinto e sexto, Russell e Antonelli, seguido das surpresas do dia: Bortoleto (7.º) e Alonso (8.º). Tsunoda ficou em nono e Hamilton qualificou-se em quinto, mas por causa da penalização sofrida no último GP, começa em 10.º lugar.