GP Indonésia: Miguel Oliveira foi 11.º em dia da segunda vitória mais jovem da história
Miguel Oliveira terminou o Grande Prémio da Indonésia na 11.ª posição com mais 19,769 segundos que o vencedor, o rookie Fermín Aldeguer, que em Mandalika festejou pela primeira vez no lugar mais alto do pódio.
O piloto português não conseguiu executar o melhor arranque e perdeu algumas posições na fase inicial da corrida.
Após perder posições na fase inicial, marcou por mais que uma vez a volta mais rápida da corrida. Contudo, ficou quase sempre atrás do colega de equipa Jack Miller durante a maior parte da corrida, apesar de revelar maior rapidez.
Na fase final da corrida, baixou bastante o ritmo devido ao desgaste dos seus pneus, um indicador revelado também por Alex Rins.
Fermín Aldeguer vence pela primeira vez
Fermín Aldeguer aproveitou ao máximo uma imprudência de Marco Bezzecchi, dominador do fim de semana na Indonésia, para conquistar a sua primeira vitória no MotoGP, triunfando em Mandalika, uma corrida marcada pela queda do campeão do Mundo Marc Márquez ainda antes de terminar a primeira volta.
Tornou-se, assim, o segundo mais jovem de sempre. Apenas atrás de Marc Márquez.
Young but gold!🏆@Aldeguer54 becomes the 2nd youngest #MotoGP winner ever! 🫡#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/TTvPqWdH33
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
Pelo segundo dia consecutivo, Bezzecchi teve um início de corrida desastroso a partir da pole position, caindo para o fundo do top 10 antes mesmo da primeira curva. No entanto, ao contrário do 'sprint' de ontem, onde o piloto da Aprilia conseguiu a vitória, hoje abordou a corrida de forma bastante imprudente e abandonou a prova na sétima curva da primeira volta.
Marc Márquez vai ser reavaliado
Foi então que tentou um ataque insensato contra o campeão mundial Marc Márquez, que resultou num contacto entre os dois, levando-os ao chão e fora da corrida.
According to @ducaticorse's Team Manager, there is evidence of a fracture on @marcmarquez93's right shoulder ❌#IndonesianGP 🇮🇩 pic.twitter.com/3kiLIhshKj
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) October 5, 2025
Marc Máquez parece ter uma fratura no ombro direito e vai voltar a Madrid para avaliar a lesão.
O abandono de Bezzecchi abriu a luta pela vitória, e Aldeguer aproveitou para alcançar o seu primeiro triunfo no MotoGP.
Nas fases iniciais da corrida, o piloto espanhol da Gresini Ducati ocupava o segundo lugar, atrás do seu compatriota Pedro Acosta, a quem ultrapassou na travagem para a décima curva na sétima volta. Até ao final das 27 voltas, Aldeguer foi praticamente intocável e venceu com uma vantagem de 6,9 segundos sobre Acosta. Pouco antes do final, a vantagem de Aldeguer era superior a nove segundos, mas no final ele abrandou, permitindo que Acosta se aproximasse.
A meio da corrida, o piloto da KTM parecia não conseguir lutar pelo segundo lugar, mas o pneu dianteiro mais duro que escolheu permitiu-lhe impor-se sobre o segundo piloto da Gresini Ducati, Álex Márquez, que terminou em terceiro. Brad Binder e Luca Marini terminaram em quarto e quinto, respetivamente, enquanto Raúl Fernández, Fabio Quartararo, Franco Morbidelli, Fabio Di Giannantonio e Álex Rins também entraram no top 10.
Pouco depois da metade da corrida, Rins subiu para o segundo lugar, mas no final ficou sem recursos no pneu traseiro, o que o fez cair para a décima posição na meta.
Atrás dele, na zona de pontos, ficaram Miguel Oliveira, Johann Zarco, Somkiat Chantra e Jack Miller, que caiu algumas voltas antes do final.
O último ponto não foi atribuído, uma vez que apenas 14 dos 19 pilotos que iniciaram a corrida chegaram ao fim. Além de Bezzecchi e Marc Márquez, Enea Bastianini, Francesco Bagnaia e Joan Mir também abandonaram a prova.
Pódio da classificação geral
Na classificação geral do MotoGP, Marc Márquez mantém a liderança com 545 pontos, tendo já garantido o título mundial de 2025. Em segundo lugar, com um atraso de 183 pontos, está o seu irmão Álex, e o pódio é completado por Bagnaia, que está 271 pontos atrás do líder.
O vencedor de hoje, Aldeguer, ocupa o oitavo lugar com 181 pontos.
Faltam ainda quatro rondas para o final da temporada de 2025 do MotoGP, e a primeira delas terá lugar daqui a duas semanas, quando o campeonato mundial se dirigir ao seu destino mais a sul – o circuito de Phillip Island, que acolherá o Grande Prémio da Austrália.