Florian Wirtz marcou pela Alemanha (IMAGO)

Golaço de Wirtz tranquiliza uma Alemanha que ainda não convence

Vitória frente à Irlanda do Norte na 2.ª jornada do Grupo A de qualificação para o Mundial. Leandro Barreiro voltou a ser titular e a perder com o Luxemburgo

A Alemanha ainda está em posição de eliminação no Grupo A, mas mostrou alguns sinais promissores frente à Irlanda do Norte. Não continua, no entanto, a convencer totalmente os fãs da seleção.

Julian Nagelsmann fez cinco mudanças no onze inicial, em relação à desapontante derrota com a Eslováquia (0-2): saíram Jonathan Tah, Maximilian Mittelstadt, Leon Goretzka, Nnamdi Collins e Angelo Stiller, entraram Waldemar Anton, Robin Koch, Pascal Gross, David Raum e Jamie Leweling. Mas antes do início do jogo, Mats Hummels foi homenageado pelo fim da carreira, que ocorreu na temporada transata. As 78 internacionalizações foram celebradas e, acima de tudo, o seu papel preponderante na conquista do Mundial 2014.

Homenagem a Mats Hummels (IMAGO)

Motivada para dar uma melhor imagem frente ao seu público, a Alemanha entrou muito bem em campo e marcou logo aos sete minutos: Nico Woltemade lançou Serge Gnabry, que fugiu a todos e picou a bola sobre Peacock-Farrell, com um gesto que transbordou classe.

Com mérito, a Irlanda do Norte conseguiu, aos poucos, controlar a bola e chegar ao empate num pontapé de canto. Justin Devenny fez um cruzamento que fugiu a todos e encontrou Isaac Price para lá do segundo poste (34’) – o golo foi marcado com um excelente remate de primeira.

O resultado ao intervalo: 1-1 e muitos assobios aos alemães. A Mannschaft teve de fugir dos nervos, antes de retomar o controlo da partida. Anton (64’) atirou à trave, Wirtz (68’) permitiu uma defesa apertada, mas quem não falhou foi Nadiem Amiri (69’). Recém-entrado, aproveitou um cruzamento traiçoeiro para se estrear a marcar pela Alemanha.

Bom filho a casa torna

Florian Wirtz não está a ter o melhor início de temporada. Ainda procura o primeiro golo pelo Liverpool e, frente aos norte-irlandeses, não estava particularmente inspirado. Até aos 72’.

Nascido em Pulheim, a poucos quilómetros do estádio RheinEnergie, onde se realizou este jogo, Wirtz foi feliz ao pé de casa, marcando de livre direto com um remate espetacular.

O jogo ficou assim sentenciado. A Alemanha chegou aos três pontos, os mesmos que a Irlanda do Norte (mas ainda em 3.º por ter menos golos marcados do que os britânicos). Nagelsmann respira, por agora, de alívio, já que a equipa melhorou, o que pode augurar um futuro ainda melhor.

Eslováquia assusta-se, mas lidera

Num jogo mais complicado do que se podia esperar e depois de marcar dois golos à Alemanha, a Eslováquia ganhou por 1-0 no Luxemburgo… fazendo apenas dois remates à baliza. Já os luxemburgueses, com Leandro Barreiro a titular, enquadraram quatro remates, mas somaram a segunda derrota em dois jogos.

Tomás Rigo (90’) garantiu três importantes pontos para os eslovacos, que querem regressar a um Mundial após 16 anos.