César Peixoto recebeu o prémio treinador na gala Adelinos - Foto: Gil Vicente
César Peixoto recebeu o prémio treinador na gala Adelinos - Foto: Gil Vicente

Gala Adelinos: César Peixoto e Santi Garcia galardoados

Treinador e médio distinguidos pela época 2025/2026. Paulo Alves recebeu prémio carreira numa cerimónia no Theatro Gil Vicente, em Barcelos

A 1.ª edição da gala Adelinos, realizada no Theatro Gil Vicente, em Barcelos, distinguiu o trabalho desenvolvido por César Peixoto ao longo da temporada. O treinador foi eleito técnico do ano numa cerimónia de grande simbolismo, que honra a herança e legado de Adelino Ribeiro Novo, guarda-redes que perdeu a vida de forma trágica em setembro de 1945, após um violento choque em campo.

«Quero agradecer a toda a estrutura do Gil Vicente, a todos os que trabalham diariamente no clube. À minha equipa técnica, porque sem eles nada disto seria possível. E, sobretudo, aos jogadores, as verdadeiras estrelas do futebol. Se não acreditassem em mim, se não cumprissem aquilo que lhes peço e não trabalhassem com a exigência que lhes impomos, isto não acontecia. Sinto-me muito feliz. Já aqui fui jogador, agora regressei como treinador e ver a evolução do Gil Vicente é fantástico. O clube está no caminho certo, a crescer com todos unidos à volta da mesma causa e com os adeptos cada vez mais presentes no estádio», afirmou.

Sinto-me muito feliz. Já aqui fui jogador, agora regressei como treinador e ver a evolução do Gil Vicente é fantástico. O clube está no caminho certo, a crescer com todos unidos à volta da mesma causa

Também o espanhol Santi García foi distinguido, arrecadando o prémio de jogador do ano. O médio agradeceu em português: «Sinto-me em casa. Agradeço ao mister e aos meus colegas, que me fazem dar sempre o máximo, e também aos sócios pelo apoio. É apenas a minha segunda época, mas parece que estou cá há 10 anos. Espero que venham muitos mais.»

É apenas a minha segunda época, mas parece que estou cá há 10 anos. Espero que venham muitos mais

Destaque ainda para o prémio carreira atribuído a Paulo Alves, figura marcante do clube enquanto jogador e treinador.

A gala arrancou com a entrega de emblemas de prata e ouro aos sócios com 25 e 50 anos de filiação e contou com a presença de várias individualidades, entre as quais Reinaldo Teixeira, presidente da Liga, Domingos Paciência, vice-presidente da Federação, Pedro Sousa, líder da AF Braga, e Mário Constantino, presidente da Câmara de Barcelos.

Os premiados na gala Adelinos 2026 foram os seguintes: Ana Especial (colaborador), Carlos Barbosa, pai e filho (sócio),o vice-presidente Francisco Senra Silva (dirigente), Câmara de Barcelos (parceiro), Santi Garcia (jogador), César Peixoto (treinador), Paulo Alves (carreira) e o presidente honorário Francisco Dias da Silva (reconhecimento).

Galeria de imagens 12 Fotos

A iniciar sessão com Google...