França empata na Islândia e Ucrânia ganha esperança
A França entrou em campo a saber que, mediante duas condições, podia sair de Reiquijavique apurada para o Mundial 2026, mas, no final, acabou por dar mais esperanças à Ucrânia. Os franceses, que precisavam de vencer e de esperar que os ucranianos não ganhassem, empataram 2-2 na visita à Islândia. Por seu turno, os ucranianos venceram por 2-1 a seleção do Azerbaijão, com Trubin, guarda-redes do Benfica, no onze titular.
A França, muito desfalcada — jogadores como Mbappé, Doué, Barcola, Marcus Thuram ou Ousmane Dembélé não fizeram parte da convocatória de Didier Deschamps —, não deixou, por isso, de ser mais controladora. Apesar disso, foram escassas as oportunidades flagrantes de perigo e, a jogar de forma bem fechadinha, foi a Islândia que chegou à vantagem, graças a golo de Pálsson na sequência de um canto. O 1-0 foi o resultado ao intervalo, muito graças ao grande corte de Ellertson em cima da linha ao remate de Mateta, na recarga a cabeceamento de Olise defendido por Olafsson.
No segundo tempo, os gauleses continuaram a pressão perante o bloco baixo e sólido dos islandeses e, pouco depois da hora de jogo, lá conseguiram quebrar a barreira adversária. Numa bom lance individual, Nkunku cortou para o meio e, com um pontapé potente e rasteiro, fez o 1-1. Logo a seguir ao empate, Deschamps colocou em campo Akliouche. Uma decisão que se revelou acertada: aos 68', o criativo do Mónaco cruzou para servir Mateta, que se estreou a marcar por les bleus com o golo da reviravolta.
A festa francesa durou... dois minutos. A seleção da Islândia encontrou o bloco defensivo adversário muito subido, Gudmunsson serviu Kristian Hlynsson e o médio do Twente não desperdiçou. A França continuou a pressionar, mas sem sucesso. Foi o primeiro jogo dos franceses sem vencer neste apuramento para o Mundial.
A jogar em casa emprestada em Wroclaw, na Polónia, a seleção da Ucrânia entrou a ganhar, graças a golo de Hutsuliak à meia hora de jogo. Um golo de Mykolenko na própria baliza valeu o empate aos azeris perto do intervalo, mas Malinovskyi, que já havia assistido o primeiro golo, fez, aos 64', o 2-1 final.
A França soma 10 pontos e é líder do grupo D do apuramento europeu para o Mundial 2026. São mais três que a Ucrânia, segunda classificada, numa altura em que faltam dois encontros para fechar a qualificação. A próxima jornada coloca frente a frente franceses e ucranianos, sendo que a Islândia, que joga com o Azerbaijão, está a três pontos do segundo lugar, que dá acesso ao play-off.