Amoura festeja com a camisola da Argélia
Amoura festeja com a camisola da Argélia - Foto: IMAGO

Foi negociado pelo Benfica e agora colocou a Argélia no Mundial

Triunfo claro (3-0) diante da Somália com brilho de Amoura; Moçambique perde e precisa quase de um milagre

A Argélia garantiu, esta quinta-feira, o apuramento para o Mundial 2026, ao vencer a Somália, por 3-0, na nona jornada do grupo G da fase de qualificação. 

Com caras conhecidas de início, como Bentaleb, Mahrez e Amoura, a formação argelina não demorou muito a adiantar-se no marcador. Logo aos 6 minutos, Amoura, ex-alvo do Benfica no verão, foi assistido por Mahrez e só teve de encostar para o primeiro do jogo.  

Ainda antes dos 20’, Mahrez passou de assistente a marcador. O extremo do Al Ahli e ex-Manchester City, atirou a contar de pé, depois de uma boa jogada da Argélia.

Já na segunda parte, a Argélia repetiu a receita do 1-0 e fez mais um. Mahrez encontrou Ampura, que saltou sozinho e cabeceou para o fundo das redes, colocando um ponto final nas dúvidas quanto ao vencedor do encontro. 

A Argélia chega aos 22 pontos e torna-se na 20.ª seleção a garantir o passaporte para o Mundial 2026. A equipa argelina não participa num Campeonato do Mundo desde 2014 (Brasil).

Moçambique complica contas

O Uganda derrotou o Botswana e descolou de Moçambique, que perdeu com a Guiné, comandada pelo português Paulo Duarte, por 1-2, no segundo posto.  

A formação de Chiquinho Conde sofreu logo aos 2’, com golo de Abdoul Traoré, mas o empate não demorou a chegar, com Geny Catamo a assistir Reinildo Mandava. No segundo tempo, Abdoul Traoré bisou e acabaria por dar os três pontos à Guiné. 

Moçambique complica as contas, já que apresenta uma diferença de golos negativa em comparação com o Uganda. Para a última jornada, além de anular a diferença de golos, teria ainda de esperar por um desaire do Uganda diante da Argélia. Na 19.ª ronda, Moçambique enfrenta a Somália.

Recorde-se que os líderes dos nove grupos apuram-se diretamente para o Mundial 2026, enquanto os quatro melhores segundos classificados vão disputar um play-off, com o vencedor do mesmo a seguir para o torneio de repescagem, a disputar entre seis seleções e com duas vagas.