Adeptos do FC Porto querem ver mais de Dominik Prpic em campo
Adeptos do FC Porto querem ver mais de Dominik Prpic em campo - Foto: IMAGO

FC Porto: «Já sabia que Prpic podia chegar a este nível de grande clube europeu»

Única titularidade do internacional sub-21 croata deixou água na boca dos adeptos portistas e duelo com o Celoricense trará nova oportunidade. Mislav Karoglan, treinador que o lançou, vê o central na seleção principal «a curto prazo»

Passaram três meses desde que Dominik Prpic aterrou na cidade do Porto como perfeito desconhecido. Contratado ao Hajduk Split a troco de 4,5 milhões de euros — mais €1 milhão dependente de objetivos —, o promissor central croata chegou ao Dragão como aposta de futuro, mas não demorou a cativar o exigente universo azul e branco. Além das boas indicações deixadas nos encontros de pré-temporada ante Twente e Atlético de Madrid, o defesa, de 21 anos, não tremeu nas ocasiões em que foi chamado a jogo por Francesco Farioli, nomeadamente no clássico de Alvalade (vitória portista por 2-1), em que ajudou a segurar a vantagem na reta final da partida.

A amostra mais alargada — e a doer — surgiu frente ao Estrela Vermelha, na 2.ª jornada da fase regular da Liga Europa. Prpic foi titular pela primeira vez em jogos oficiais, posicionando-se ao lado de Bednarek, e deu boa conta do recado, deixando indicações interessantes até no aspeto ofensivo, assumindo, descomplexado, a saída e a condução de bola desde trás.

Ora, depois de ter estado ao serviço dos sub-21 da Croácia nesta janela de seleções de outubro, Dominik regressa esta quinta-feira ao Olival para apanhar o comboio da Taça em andamento. Ainda assim, é de esperar que Farioli aposte no jovem central como opção inicial frente ao Celoricense, não só por se tratar de uma boa oportunidade para dar descanso aos habituais titulares, Bednarek e Kiwior, mas também para tirar novas notas sobre o ex-Hajduk, que, perante a lesão grave de Nehuén Pérez, ocupa o terceiro posto na hierarquia do eixo defensivo portista, estando também apto, em caso de necessidade, a fazer as vezes de lateral-esquerdo. Aí, porém, Francisco Moura e Zaidu têm primazia.

Com contrato com o FC Porto até 2030, Prpic terá tempo para vingar de dragão ao peito, tentando espremer ao máximo as oportunidades que forem surgindo nesta primeira época. O croata já caiu no goto dos adeptos, não só pela segurança demonstrada aqui e ali, mas também pela rápida ambientação à realidade azul e branca. Algo que não surpreende quem o conhece bem. «Quando o treinava nos sub-17 [do Hajduk Split], já via ali um jogador com uma grande atitude e caráter, também resultantes da habilidade técnica que tem», recorda, em conversa com A BOLA, Mislav Karoglan, o treinador que, anos mais tarde, acabaria também por estrear o agora jogador portista na equipa principal. «Foi em outubro de 2022, apostei nele num jogo da Taça da Croácia. Era e é um miúdo que gosta de aprender e demonstra muita coragem dentro de campo para superar os adversários. É ousado», elogia o bósnio.

Mislav Karoglan lançou Dominik Prpic na equipa principal do Hajduk Split - Foto: HAJDUK SPLIT

Ao serviço do FC Porto, Prpic tem dado sinais dessa desenvoltura com a bola nos pés e o antigo mentor do central não tem dúvidas: esse é o fator que diferencia o central dos demais: «A capacidade de superar os adversários em drible ou através do passe e a forma como atrai a pressão são as maiores valências que tem.»

Mislav Karoglan antecipa, por isso, um futuro risonho a Prpic, ainda mais nas mãos de... Farioli. «Tem um potencial gigante. Com tempo e ganhando regularidade no FC Porto, vai juntar experiência e conhecimento do jogo às caraterísticas que já apresenta. Já sabia que ele podia chegar a este nível. Agora, está num grande clube europeu e Farioli é um bom treinador para poder elevar ainda mais o nível dele», acrescenta o técnico bósnio, que vê a chegada à principal seleção da Croácia como mera questão de tempo. «Acho que vai acontecer a curto prazo. Tendo regularidade, muito em breve chegará lá», remata.

Este sábado, em Barcelos, as portas do onze voltarão a abrir-se a Prpic, que, mesmo perante um adversário mais frágil, quererá aproveitar para ganhar pontos. E Farioli já mostrou que confia nas suas capacidades...