Rodrigo Mora e William Gomes com dois grandes golos (FOTO: CATARINA MORAIS/KAPTA+)

FC Porto: (já) está no plantel azul e branco e promete ser 'reforço' para a próxima época

Apesar da má imagem da equipa durante o Mundial de Clubes, a competição foi aproveitada por William Gomes. Jovem extremo brasileiro estreou-se a titular... e a marcar. Rápido, virtuoso e agitador: está pronto para 2025/2026

Já mora no atual plantel do FC Porto um jogador que promete ser reforço para a próxima temporada: William Gomes.

O jovem extremo brasileiro, de apenas 19 anos, chegou ao Dragão a meio da época passada — foi oficializado no dia 31 de janeiro e assinou até 2029 —, proveniente do São Paulo, numa contratação que custou €9 M aos cofres da SAD azul e branca, que adquiriu 80 por cento do passe do atleta.

Sendo ainda muito novo (na altura tinha ainda 18 anos, tendo completado 19 no dia 15 de março) e tendo pela frente a primeira experiência fora do futebol brasileiro, ainda para mais num clube com a dimensão e exigência do FC Porto, William Gomes necessitou de um período de adaptação à nova realidade. Depois de ter sido suplente utilizado em oito partidas da elite azul e branca, o canarinho ainda realizou um encontro pela equipa B — a 3 de maio, diante do Vizela (0-1), na 32.ª jornada da Liga 2 —, mas voltou ao convívio ininterrupto do mais alto patamar dos dragões, contabilizando, até final do campeonato, mais uma aparição, novamente a sair do banco, no caso, frente ao Nacional (3-0), na despedida da Liga 2024/2025.

Chamado, naturalmente, por Martín Anselmi para o recente Mundial de Clubes — em que o FC Porto não passou da fase de grupos, depois dos empates com Palmeiras (0-0) e Al Ahly (4-4) e da derrota (1-2) frente ao Inter Miami —, William Gomes foi dos poucos que, ainda assim, deu alguns sinais positivos na viagem dos portistas aos Estados Unidos da América.

O extremo brasileiro até nem foi utilizado no nulo frente ao Verdão, na ronda inaugural do Grupo A, mas depois mereceu a confiança do técnico argentino para a reta final do desafio com a formação norte-americana. Lançado para o último quarto de hora, numa altura em que a equipa de Lionel Messi e companhia já vencia por 2-1, William Gomes ainda ameaçou algumas acelerações, mas já nada pôde fazer, em concreto, para evitar a derrota humilhante dos dragões.

TITULARIDADE E... GOLO

O duelo diante do Al Ahly, realizado na madrugada da última terça-feira, ofereceu ao camisola 7 dois dados absolutamente novos na sua vida no FC Porto: estreia absoluta a titular... e a marcar.

No (surpreendente) 4x4x2 apresentado por Anselmi, William Gomes apareceu colado ao flanco esquerdo, sendo um dos principais municiadores do ataque.

Além de ter sido sempre uma flecha pelo corredor, tanto em ataque continuado como em transições rápidas, o virtuoso extremo brasileiro abrilhantou a sua (bela) exibição com um golaço, na sequência de um remate em arco, de fora da área (e de pé direito!), que, na altura, deu o 2-2 aos dragões.

O rastilho está, pois, aceso e William Gomes deixou a garantia de explosão para 2025/2026.

Sugestão de vídeo: