Ezequiel Mena marcou três dos golos dos portistas. Foto: Instagram/Ezequiel Mena

FC Porto e Oliveirense já estão nas 'meias' da Elite Cup

Azuis e brancos estavam em desvantagem ao intervalo e agora vão defrontar o vencedor do Sporting-Sanjoanense. Conjunto de Oliveira de Azeméis jogará semifinal contra Benfica ou SC Tomar

FC Porto e Oliveirense são os dois primeiros semifinalistas confirmados da Elite Cup. Torneio que decorre até domingo no Multiusos de Odivelas e marca o arranque da temporada 2025/26 a nível nacional.

No primeiro jogo dos quartos de final, os dragões levaram a melhor face ao Juventude Pacense com uma vitória por 5-3, mas no qual a formação de Paços de Ferreira detinha a vantagem de 1-2 ao intervalo.

Com os azuis e brancos mais pressionantes e ofensivos desde o primeiro minuto, não deixou de ser curioso que o primeiro golo não tenha vindo de um remate direto de Ezequiel Mena (9’) mas de um passe deste para a área em que a bola bate em Gabriel Costa, que até então defendera pela menos três remates perigosos, e acabe por entrar na baliza.

Infortúnio que, curiosamente, até deu maior alento à Juventude. Depois de um desconto de tempo de Hugo Azevedo, bastaram 2m para Diogo Abreu (11’) conseguir e igualdade e outros três para Zé Miguel Gonçalves (14’) tornear Xavi Malián, e colocar a equipa a liderar por 1-2.   

Apesar de, até ao intervalo, a formação de Paulo Freitas ter sucessivamente tentado anular a diferença, na 2.ª parte acabou por ser Zé Miguel Gonçalves (31’) a dilatar a vantagem para 1-3 ao desviar um remate de Tomás Pereira.

Celebração que nem durou um minutos pois, primeiro Gonçalo Alves (31’), e depois Ezequiel Mena (33’), deram a voltar a marcador no espaço de 2m.

Igualdade a 3-3 com que se manteve até final apesar de ambos os conjuntos terem criado boas oportunidades para marcar e que obrigou ao desempate através de livres diretos. Diogo Abreu e Zé Miguel Gonçalves falharam para o Juventude Pacense, Carlo di Benedetto e Mena não, mas só depois de Gonçalo Alves ter falhado a primeira o primeiro livre de todos.  

Já a Oliveirense bateu o Barcelos por 2-1, sem nunca perder a liderança do marcador e já a ganhar por 2-1 na ida aos balneários.

Vantagem conseguida por Marc Rouzé aos 17’ num grande remate do jovem avançado francês ao ângulo superior sem que Guillem Torrents conseguisse travar.

Quanto ao 0-2, e depois de João Souto ter desperdiçado um livre directo, aconteceu pela arte de Bruno di Benedetto (39’).

A seis minutos do apito final, Miguel Rocha (66’) reduziu para 1-2 e lançou a esperança no Barcelos de, pelo menos, chegar à igualdade, mas sem conseguirem voltar a bater Bernardo Mendes.     

Enquanto os bicampeões nacionais vão ter como adversário na semifinal (sábado 17h) o vencedor do embate desta noite entre Sporting e Sanjoanense, a Oliveirense discutirá a passagem com quem ganhar o confronto entre Benfica e SC Tomar.