Pablo Rosario tem sido uma agradável surpresa - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Pablo Rosario tem sido uma agradável surpresa - Foto: Catarina Morais/Kapta+

FC Porto: custou uma pechincha, mas é de uma fiabilidade extrema

SAD pagou por Pablo Rosario somente €3,75 M, acrescido de 500 mil em objetivos, mas é um jogador de uma fiabilidade extrema em várias posições. Reencontra o Sporting, adversário contra o qual se estreou oficialmente e ajudou no triunfo em Alvalade

Chegou praticamente como um desconhecido para a generalidade do universo azul e branco, mas paulatinamente impôs-se de pedra e cal na equipa comandada por Francesco Farioli e é, hoje em dia, o garante de estabilidade na zona do meio-campo, ao ponto de ter relegado Alan Varela para a condição de suplente.

Pablo Rosario é o soldado de que o treinador italiano nunca prescinde. Ele foi uma autêntica pechincha, já que custou somente aos cofres da SAD 3,75 milhões de euros, acrescidos de uma remuneração variável máxima de 500 mil euros em função do cumprimento de certos objetivos, com o Nice a reter o valor correspondente a 15% das mais-valias de uma potencial futura transferência do jogador.

O internacional dominicano está a provar ser um verdadeiro reforço. Com 28 anos, é um operário por natureza, um jogador que não deslumbra do ponto de vista técnico, mas é de uma utilidade extrema, razão pela qual Francesco Farioli intercedeu bastante junto de André Villas-Boas para que se tornasse dragão no mercado de transferências de verão.

Tem na polivalência a sua grande arma e a precisão de um canivete suíço, podendo atuar como lateral-direito, defesa-central, trinco e médio interior, sempre predisposto a dar o seu máximo, com a abnegação que lhe é peculiar, em prol do coletivo.

Com um contrato de quatro temporadas e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, o futebolista recrutado aos franceses do Nice no verão passado tem sido uma agradável surpresa, tanto pela forma como se esforça dentro das quatro linhas, como pela forma como é visto como exemplo pelos companheiros no balneário, onde é uma das vozes mais ativas.

O clássico com o Sporting, amanhã, no Estádio do Dragão, terá um sabor especial para Pablo Rosario, já que foi diante dos leões, na primeira volta, que se estreou oficialmente com a camisola dos dragões. O médio entrou aos 57 minutos para o lugar de Rodrigo Mora e ajudou o FC Porto, na altura, a conquistar três preciosos pontos na casa do bicampeão nacional, conferindo um grande equilíbrio à zona do meio-campo. Com o decorrer dos jogos, foi caindo no goto dos exigentes adeptos portistas e é visto como um garante de segurança: um jogador fiável, de equipa e com carisma à Porto.

Por tudo isto, e prevendo-se uma intensa guerra na zona intermédia do campo no clássico com os sportinguistas, Pablo Rosario poderá ser fulcral no plano de Farioli. Sempre com o espírito de soldado que o italiano tanto admira. E não é para menos...