Famalicão: golo (quase) do meio-campo embala ponta de lança (vídeo)
Chegou a Famalicão no último defeso, sendo um jogador praticamente desconhecido para o universo do emblema minhoto, mas, aos poucos, já vai dando sinais de que pode fazer parte do sucesso futuro do clube. Falamos de Umar Abubakar, um jovem ponta de lança nigeriano, de apenas 19 anos, que os azuis e brancos descobriram na equipa B do Gent (Bélgica) e cujos registos que por lá tinha alcançado (21 golos em 27 jogos) levaram a SAD presidida por Miguel Ribeiro a apostar na sua contratação.
Formado no Footwork, emblema do seu país natal, Abubakar brilhou em solo belga e está, agora, à procura de um lugar ao sol no futebol português. Apesar da sua juventude - razão pela qual também vai alinhando pelos sub-23 do Famalicão (processo que, de resto, é comum a vários jogadores de tenra idade que rumam a Vila Nova e que têm na equipa secundária o espaço perfeito para se integrarem na nova realidade e, depois, darem o salto para o principal patamar) -, o africano já começa a dar cartas e pode mesmo gabar-se de ter sido utilizado em três dos cinco jogos oficiais que o conjunto orientado por Hugo Oliveira já realizou na presente edição da Liga.
Ainda que apenas alguns minutos, a verdade é que Umar Abubakar saltou do banco nos encontros com Tondela (1-0), Gil Vicente (0-0) e Sporting (1-2), nas 2.ª 3.ª e 5.ª rondas do campeonato, respetivamente, factos que relatam a expectativa que sobre ele recai. O ponta de lança titular do Famalicão é, atualmente, Simon Elisor, há ainda a opção (do também jovem) Yassir Zabiri, mas Abubakar perfila-se como uma alternativa credível para a posição mais adiantada do terreno.
Mas com o Famalicão a ter equipa na Liga Revelação, o gigante (1,90 metros) ponta de lança nigeriano também vai ganhando ritmo nos sub-23. Depois de ter sido titular no desaire (1-2) diante do Gil Vicente, no primeiro jogo do campeonato do referido escalão, realizado a 13 de agosto, Abubakar voltou, ontem, a fazer parte dos eleitos iniciais de Rui Tomé, por ocasião do dérbi no terreno do Vizela. O Famalicão venceu de forma clara (3-0) e o ponta de lança ficou diretamente ligado à história do jogo e logo com elevada nota artística: perto da meia hora, Abubakar encheu-se de fé e tentou a sua sorte (quase) do meio-campo. Resultado? Bola no fundo das redes da baliza contrária e... golaço! Estava, assim, consumada a estreia a marcar do ponta de lança ao serviço do Famalicão, momento que, por certo, o nigeriano quererá repetir muitas vezes no futuro e, se possível, ao serviço da equipa principal dos minhotos. Hugo Oliveira pode ter em mãos um verdadeiro diamante por lapidar. E se recordarmos que o jovem assinou um contrato de cinco temporadas, ou seja, até junho de 2030, então percebemos que a cúpula diretiva do emblema de Vila Nova acredita que o camisola 9 pode mesmo explodir no Minho.