Médio chegou no último defeso a Vila Nova e já está a dar cartas (Foto: Famalicão)
Marcos Peña chegou no último defeso a Vila Nova e já está a dar cartas (Foto: Famalicão)

Famalicão: há (mais) um menino a emergir

Marcos Peña, jovem de apenas 20 anos, foi titular nos últimos dois jogos e deu boa conta do recado. Espanhol ocupou a vaga que vinha sendo ocupada por Tom van de Looi e formou o triângulo do meio-campo com Mathias de Amorim e Gustavo Sá

Se a habitual média de idades da equipa do Famalicão já era significativamente baixa, mais ficou nos últimos dois jogos. A culpa é de Marcos Peña, jovem médio, de apenas 20 anos, que foi titular nos embates com Aves SAD (1-0) e Sporting (1-2).

O espanhol, que foi uma das contratações dos azuis e brancos do Minho para a presente temporada, já tinha somado alguns minutos no empate (0-0) frente ao Gil Vicente, na 3.ª jornada, mas acabou mesmo por ser aposta inicial de Hugo Oliveira para os embates com avenses e leões.

Na 4.ª ronda, diante do Aves SAD, Marcos Peña aproveitou o facto de Tom van de Looi estar lesionado e respondeu à chamada. A exibição agradou e o espanhol voltou a jogar de início com os verdes e brancos, mesmo com o neerlandês já de volta ao leque de opções – Tom van de Looi, de resto, foi mesmo utilizado na segunda parte, entrando, precisamente, para o lugar do seu companheiro, numa troca direta.

E pensar nestes dois últimos jogos do Famalicão é constatar que o trio do meio-campo foi composto por três miúdos de apenas… 20 anos. Marcos Peña juntou-se a Mathias de Amorim e Gustavo Sá (dois internacionais sub-21 portugueses) e voltou a ficar reforçado que Hugo Oliveira não olha ao Cartão de Cidadão.

Para o técnico dos minhotos, a competência é sempre o fator primordial. Dessa forma, lá andam os meninos da Vila a espalhar magia semana após semana. E a verdade é que o sensacional arranque de campeonato dá toda a razão ao treinador: o Famalicão está num meritório 5.º lugar, com 10 pontos, sendo que apenas à 5.ª jornada sofreu os primeiros golos e contabilizou a primeira derrota. Antes deste duelo com o Sporting (1-2), os famalicenses tinham vencido Santa Clara (3-0), Tondela (1-0) e Aves SAD (1-0), e empatado com o Gil Vicente (0-0).