Gil Dias cumpre a segunda temporada no Famalicão (Foto: Hugo Delgado/LUSA)
Gil Dias cumpre a segunda temporada no Famalicão (Foto: Hugo Delgado/LUSA)

Famalicão: ex-águia com ideia de voltar a ferir leões

Gil Dias marcou pelo Benfica ao Sporting, na época 2021/2022, e já tinha feito o mesmo ao serviço do Rio Ave, em 2016/2017. Esquerdino está na luta pelo regresso ao onze

Na preparação para a receção ao Sporting, em jogo referente à 5.ª jornada da Liga, agendado para as 20h30 do próximo sábado, o treinador Hugo Oliveira vai afinando a melhor estratégia para que o Famalicão possa dar continuidade ao excelente arranque de época e, nesse sentido, pode ponderar fazer regressar ao onze um jogador de créditos firmados e que no currículo tem história em jogos contra os leões: Gil Dias.

O extremo, de 28 anos, está na segunda passagem pelo emblema de Vila Nova – já tinha representado o clube em 2020/2021, então por empréstimo do Monaco -, e volta a ser uma das figuras de proa dos minhotos, depois de na época passada ter contabilizado 32 jogos em que marcou cinco golos e fez três assistências.

Mas o vasto percurso já percorrido pelo antigo internacional jovem por Portugal oferece-lhe (também) boas memórias de jogos contra o Sporting. Há praticamente nove anos, mais precisamente a 18 de setembro de 2016, Gil Dias apontou um dos tentos do triunfo (3-1) do Rio Ave sobre o Sporting, numa partida referente à 5.ª jornada desse campeonato.

Mais tarde, sensivelmente seis anos e meio depois, o esquerdino voltou a fazer o gosto ao pé diante dos leões. Na 30.ª ronda da época 2021/2022, Gil Dias brilhou num dérbi eterno e ajudou o Benfica a bater o Sporting: 2-0. Estávamos a 17 de abril de 2022.

Agora, algum tempo depois destas duas marcas na carreira, o atual dono da camisola número 23 do Famalicão está pronto (e motivado) para ajudar a sua equipa a ferir o leão. Gil Dias foi titular nos primeiros três jogos desta temporada, acabando por ser suplente utilizado na ronda passada, diante do Aves SAD (1-0).

Certo é que o extremo está na luta pelo regresso ao onze – o também ex-Benfica Pedro Santos ocupou o seu lugar no embate frente aos avenses – e Hugo Oliveira, técnico do conjunto famalicense, tem no canhoto uma excelente opção para atacar o último reduto defensivo dos verdes e brancos.