Famalicão: Pedro Bondo reencontra o leão com firmeza
É ccom firmeza que Pedro Bondo encara o leão. O jovem lateral-esquerdo do Famalicão tem as portas da titularidade abertas para o encontro frente ao Sporting, relativo à 5.ª jornada da Liga e que está agendado para as 20h30 do próximo sábado, pelo que em perspetiva tem… um reencontro.
O internacional angolano vestiu a camisola do Sporting na época 2023/2024, ainda que tenha jogado apenas pela equipa B. Nessa temporada, Bondo conseguiu registos relevantes, contabilizando 23 partidas, um golo e uma assistência, naquele que foi, inclusivamente, um dos melhores anos da sua (ainda curta) carreira.
Depois disso, e uma vez que acabou por não ficar em Alvalade, Pedro Bondo regressou a Angola para jogar novamente no Petro de Luanda, clube no qual realizara a sua formação e ao serviço do qual tinha despontado. Mas o canhoto não deixou de ter mercado em Portugal e o regresso a solo lusitano acabou por ser rápido. A meio da época 2024/2025 foi contratado pelo Famalicão e participou em seis jogos, marcou um golo — na derrota (1-2) no Dragão, diante do FC Porto — e fez uma assistência — no triunfo (3-0) sobre o Estoril.
Na presente campanha, o internacional pelos Palancas Negras (mesmo tendo apenas 20 anos já soma 15 internacionalizações pela seleção principal do seu país, com um tento apontado e dois passes mortíferos) foi opção em três dos quatro jogos que o Famalicão já realizou na Liga. Depois de não ter sido utilizado no duelo da ronda inaugural, diante do Santa Clara (3-0), o jovem lateral-esquerdo foi titular no embate seguinte, frente ao Tondela (1-0), jogou a segunda parte do dérbi minhoto com o Gil Vicente (0-0), e voltou a figurar das opções iniciais de Hugo Oliveira na ronda passada, no reduto do Aves SAD (1-0).
De momento, Pedro Bondo está ao serviço da seleção angolana que na quinta-feira perdeu frente à Líbia, por 0-1. O canhoto cumpriu os 90 minutos na partida que ditou o afastamento do selecionado daquele país dos PALOP da fase final do Mundial 2026. Os angolanos ainda defrontam este domingo à Maurícia, numa partida para cumprir calendário. Ainda assim, Bondo chegará com rodagem competitiva a Vila Nova.
A luta pelo lugar à esquerda da defesa tem sido acérrima com Rafa Soares, mas os problemas físicos que o português apresenta têm permitido a afirmação de Pedro Bondo neste arranque de temporada. Na forja está, agora, o Sporting, com o angolano a ter legítimas aspirações a manter-se no onze, prometendo, caso assim seja, ser um osso bem duro de roer para os avançados leoninos.