Famalicão: dupla espanhola a ser moldada
O Famalicão tem passado com distinção nos jovens talentos que vai descobrindo, tanto em Portugal como no estrangeiro, e nos próximos tempos pode aumentar ainda mais esse rótulo com as (previsíveis) explosões de Marcos Peña e Gonzalo Pastor.
Os dois jovens médios, ambos espanhóis, chegaram no início da presente temporada a Vila Nova e estão a trilhar os respetivos caminhos para que, brevemente, possam entrar definitivamente no goto dos adeptos famalicenses.
Recrutado ao Almería (ainda que na época passada tenha estado emprestado ao Marbella, tendo contabilizado 37 jogos e um golo), Marcos Peña parece ser o que mais perto está de lograr a afirmação na elite minhota. Aos 20 anos, Peña já participou em cinco partidas pelo Famalicão (quatro para a Liga e uma para a Taça de Portugal), mas as suas prestações nessas aparições deixaram bons sinais a Hugo Oliveira. O caminho faz-se caminhando e o camisola 8 parece estar claramente na rota certa...
Relativamente a Gonzalo Pastor, o também médio, de 19 anos, formou-se no Valência e em 2024/2025 evoluiu no Castellón (16 jogos). Este ano alinhou pelos sub-23 famalicenses em duas ocasiões, já depois de debelar um problema físico. Concluída a recuperação, o internacional sub-19 espanhol é outro diamante por lapidar. Eis o elevador minhoto a funcionar.