Estrela da Irlanda falha jogo com Portugal
A seleção da República da Irlanda terá uma baixa de peso para o duelo com Portugal, esta quinta-feira, em Dublin, a contar para a qualificação do Mundial 2026. Evan Ferguson, avançado da Roma, foi afastado do encontro devido a uma lesão no tornozelo, embora ainda exista esperança de que possa recuperar a tempo do jogo seguinte, frente à Hungria, no domingo.
Em boa forma nos últimos meses, Ferguson é uma das principais figuras do conjunto irlandês, tendo marcado três dos quatro golos irlandeses nesta campanha. O treinador adjunto da Irlanda, John O’Shea, reconheceu o impacto da ausência de Ferguson, mas manteve alguma esperança de poder contar com o jogador no segundo jogo desta janela internacional.
«Vamos esperar para ver. Tínhamos esperança de contar com ele nos dois jogos, mas o jogo de Portugal chega demasiado cedo», explicou o antigo internacional irlandês.
A Irlanda entra nesta dupla jornada no 3.º lugar do Grupo F, com seis pontos de desvantagem para Portugal, líder isolado, e a apenas um ponto da Hungria, segunda classificada.
Apesar da derrota na última visita ao terreno português - decidida por um golo de Rúben Neves na compensação - O’Shea acredita que há sinais positivos a retirar. «Achei que a equipa, como um todo, e a defesa em particular estiveram brilhantes nos duelos e nas bolas cruzadas. Há uma boa base para construir e agora queremos trazer essa energia para o Aviva Stadium, com os nossos adeptos a criarem ambiente e a pressionarem-nos a nós próprios para darmos mais», destacou.
O antigo capitão do Manchester United sublinhou ainda o desafio de defrontar uma das melhores seleções da Europa. «Temos de ser compactos, agressivos e disciplinados. É um jogo de qualificação para o Mundial, em casa, contra um dos cabeças de série. É para isto que jogamos futebol - para enfrentar grandes equipas e lutar por vitórias memoráveis pelo nosso país.»
O Irlanda–Portugal tem início marcado para as 19h45 (hora de Lisboa) desta quinta-feira, no Aviva Stadium, em Dublin.