Estrela da Amadora: antigo leão levou cadeado para a Reboleira
A idade é só um número. E para Renan Ribeiro parece mesmo não contar para nada. Afinal, o guarda-redes, de 35 anos, está melhor do que nunca e é o único jogador do atual plantel do Estrela da Amadora que pode gabar-se de ter completado todos os 720 minutos oficiais já contabilizados pelos tricolores na presente temporada.
O brasileiro é dono e senhor da baliza do conjunto da Reboleira e tem realizado exibições de grande nível. Pese embora o 15.º lugar ocupado atualmente pelos estrelistas, a verdade é que é a equipa (agora) orientada por João Nuno — o técnico ainda só liderou num jogo, com Luís Silva a fazer a transição após a saída de José Faria — apresenta (juntamente com o SC Braga) a sexta melhor defesa da Liga, com oito golos sofridos — apenas FC Porto (1), Benfica, Gil Vicente e Famalicão (todos com 4), e Sporting (5) têm melhor pecúlio neste particular.
O antigo internacional jovem pelo Brasil, que chegou no início da presente temporada à Reboleira, tem dado um forte contributo para que a equipa apresente níveis defensivos de elevados méritos, sendo que a experiência que adquiriu ao longo da carreira — passou por clubes de nomeada no Brasil, como Atlético Mineiro e São Paulo, sendo que em Portugal também vestiu as camisolas de Estoril e Sporting (ao serviço dos leões conquistou Taça de Portugal e Taça da Liga, na época 2018/2019) — tem sido absolutamente notada nestas rondas iniciais do campeonato.
A qualidade de Renan Ribeiro tem sido tão evidente que o camisola 1 dos amadorenses já pontificou por quatro vezes no melhor onze da jornada da Liga. Ora, se estão disputadas oito rondas, então significa que em metade dos jogos houve... muito Renan.
Estatuto perdido na Taça?
Quando o Estrela da Amadora regressar à competição, no próximo sábado, o nome de Renan pode não constar por entre os titulares escolhidos por João Nuno.
O jogo seguinte é diante do Alpendorada, para a Taça de Portugal, e o treinador pode optar por dar minutos de jogo a elementos menos utilizados, casos, por exemplo, dos outros dois guarda-redes do plantel. Só pode jogar um e Diogo Pinto e David Grilo estão à espreita...