Julian Araujo durante os festejos com os adeptos do Celtic nas bancadas
Julian Araujo durante os festejos com os adeptos do Celtic nas bancadas - Foto: IMAGO

Deu a vitória ao Celtic aos 90+7', saltou para as bancadas, mas «não se lembra de nada»

Julián Araujo, antigo jogador do Barcelona, tem brilhado na Escócia e fez um golo importante na luta pelo título: «É um sentimento que recordarei para o resto da vida»

Julián Araujo está a deixar a sua marca no Celtic, no qual se tornou uma figura decisiva. No passado fim de semana, o mexicano marcou o golo da vitória sobre o Kilmarnock, aos 90+7 minutos, protagonizando uma reviravolta na segunda parte de 0-2 para 3-2, mantendo a sua equipa na luta pelo título com o Hearts.

A celebração efusiva, na qual correu para junto dos adeptos e saltou para a bancada, valeu-lhe um cartão amarelo, mas demonstrou a sua total integração em Glasgow. No final do encontro, em declarações ao canal oficial do campeão escocês, Araújo descreveu a emoção do momento.

«Provavelmente foi uma das atmosferas mais loucas [que já vivi], com toda a gente a correr daquela forma, e estou entusiasmado e orgulhoso por termos conseguido os três pontos. Não me lembro de nada, acho que simplesmente me perdi ali. É um sentimento que nunca esquecerei, um sentimento que recordarei para o resto da vida», afirmou.

A passagem do jogador pela Escócia contrasta com as suas experiências anteriores. A sua carreira na Europa começou de forma frustrante no Barcelona. Contratado ao LA Galaxy em fevereiro de 2023, a sua inscrição falhou por 18 segundos, o que o impediu de realizar qualquer jogo oficial pelo clube catalão, limitando-se a treinar.

Na sequência, foi emprestado ao Las Palmas, no qual procurou ganhar minutos na LaLiga, afirmando na altura: «O meu objetivo é regressar ao Barcelona». No entanto, essa ambição não se concretizou. Após o empréstimo, o Barça transferiu-o em definitivo para o Bournemouth, treinado por Andoni Iraola, por um valor a rondar os 10 milhões de euros.

Sem conseguir afirmar-se como protagonista em Inglaterra, Araújo rumou ao Celtic por empréstimo este inverno. O jogador mexicano procura ganhar ritmo e visibilidade com o objetivo de ser convocado por Javier Aguirre para representar o México no Mundial de 2026, do qual o seu país é um dos anfitriões. Apesar de no final da época regressar ao Bournemouth, Araujo parece ter encontrado na Escócia a sua melhor versão, demonstrando a maturidade e a qualidade que o levaram a Camp Nou.