Jurgen Klopp durante jogo do Liverpool no Bernabéu
Jurgen Klopp durante jogo do Liverpool no Bernabéu

Klopp recusou dois gigantes ingleses após deixar Liverpool

Manchester United e Chelsea tentaram a contratação do técnico que deixou Anfield no verão de 2024

Jurgen Klopp foi alvo de abordagens por parte do Manchester United e do Chelsea para assumir o comando técnico após a sua saída do Liverpool, revelou o seu agente, Marc Kosicke. O treinador alemão, que deixou Anfield no verão de 2024 para fazer uma pausa na carreira, tinha afirmado que nunca treinaria outro clube inglês.

Depois de quase nove anos no Liverpool, onde conquistou a Liga dos Campeões e a Premier League, Klopp decidiu afastar-se dos bancos. No entanto, segundo o seu empresário, o interesse no seu trabalho não diminuiu. Para além dos dois gigantes da Premier League, Klopp também poderia ter sucedido a Gareth Southgate no comando da seleção de Inglaterra, após a saída deste depois do Euro 2024.

Atualmente com 58 anos, Klopp ocupa o cargo de diretor global de futebol no grupo Red Bull e, de acordo com Kosicke em declarações ao Transfermarkt, tem resistido a várias propostas para regressar ao ativo. «Talvez a dada altura ele diga que precisa de sentir novamente o cheiro do balneário», afirmou Kosicke. «Mas, de momento, ele está muito, muito feliz na sua função».

O agente detalhou as oportunidades que surgiram antes de Klopp aceitar a sua posição atual: «Antes de se juntar à Red Bull, o Jurgen poderia ter treinado os EUA ou a Inglaterra. Provavelmente também a Alemanha, se o Julian Nagelsmann já não estivesse lá. Até o Chelsea e o Manchester United fizeram sondagens, embora o Jürgen tivesse afirmado claramente que não treinaria nenhum outro clube em Inglaterra. Estas abordagens continuam a chegar.»

Kosicke sublinhou ainda o contentamento do treinador com a sua carreira, que inclui passagens pelo Mainz e Borussia Dortmund antes de chegar ao Liverpool em outubro de 2015. «Ele está extremamente feliz com o que conquistou. E continua a ser maravilhoso entrar para a história como um dos poucos treinadores que só orientou três clubes e nunca foi despedido», disse.

Recorde-se que, no mesmo verão em que Klopp deixou o Liverpool, Mauricio Pochettino saiu do Chelsea, que contratou Enzo Maresca. Já no Manchester United, Erik ten Hag foi substituído por Ruben Amorim em novembro de 2024.

O regresso de Jurgen Klopp a Anfield está, no entanto, agendado para o próximo mês, onde irá orientar uma equipa de Lendas do Liverpool, ao lado de Sir Kenny Dalglish, num jogo contra o Dortmund.