Como um sistema informático ajuda as decisões do treinador do Lens
O novo treinador do Lens, Pierre Sage, tem tido um início de campeonato positivo com 3 vitórias nos primeiros 5 jogos na Ligue 1.
E o L'Équipe publicou um artigo sobre o segredo da ascensão da equipa treinada por Pierre Sage que, antes de começar a aventura no Lens esta temporada, treinou o Lyon onde fez 56 jogos.
Um programa informático que o Lens adquiriu a uma empresa estrangeira cujo nome é confidencial tem sido peça-chave neste começo de época.
De acordo com a imprensa francesa, existe um acordo de confidencialidade e, por isso, ninguém no clube se atreve a divulgar informações, em parte para evitar favorecer a concorrência.
«Tudo o que sabemos é que é um programa que oferece apoio na tomada de decisões finais, com uma análise mais refinada de novos perfis de jogadores, com base em critérios de scouting», diz a publicação do jornal francês.
Sistema ajuda nas tomadas de decisão
O sistema é utilizado pelo treinador que é auxiliado pelo trabalho dos olheiros, assistidos pelo diretor desportivo Jean-Louis Leca, que se concentra mais nos aspetos humanos e financeiros.
Cada informação introduzida neste sistema é processada pelo computador para guiar o processo de decisão da melhor forma possível, passo a passo. E não depender apenas do raciocínio humano.
«O objetivo é minimizar a margem de erro», explica o novo diretor-geral Benjamin Parrot.
Utilidade no mercado de transferências
Este sistema já foi utilizado no último mercado de transferências e contribuiu para as decisões de várias contratações do clube francês que alterou bastante o plantel de uma época para a outra.
O objetivo do clube detido pelo empresário Joseph Oughourlian é também aumentar o valor global do plantel com jovens que tenham perfis apetecíveis no mercado e, eventualmente, revendê-los por preços mais elevados.