«Comigo a presidente, Bernardo Silva volta ao Benfica, não tenham nenhuma dúvida»
João Noronha Lopes voltou a reforçar a ideia lançada ontem sobre o eventual regresso de Bernardo Silva. «Comigo a presidente, vai voltar ao Benfica, não tenham dúvida nenhuma disso», disse o candidato, que reforçou que o jogador do Manchester City «é mais do que um jogador»: «É um de nós! Simboliza aquilo que os benfiquistas querem, simboliza a mística, a entrega. O que eu quero é que o Bernardo Silva possa ganhar no Benfica o que ganha lá fora. Quer voltar, nós queremos que ele volte e ele vai voltar ao Benfica.»
O gestor foi questionado ainda sobre Bruno Lage. «É treinador do Benfica, tem de se focar em treinar o Benfica e fazer com que o Benfica ganhe. Serei sempre um fator de estabilidade. Quero que ele se concentre em treinar a equipa para que estejamos em primeiro quando eu for eleito presidente», atirou.
Noronha Lopes voltou a criticar a direção de Rui Costa, cujos resultados financeiros operacionais terão sido salvos pela participação no Mundial de Clubes. «Os resultados são preocupantes se olharmos para todo o mandato. Esta direção é a direção de um em quatro: ganha 1 campeonato em quatro, apresenta um ano de resultados positivos em quatro. O Benfica merece muito mais do que isso, é preciso mais do ponto de vista financeiro e desportivo, e estes resultados do último ano têm de ser analisados à luz de acontecimentos extraordinários como, por exemplo, o Mundial de Clubes», explicou.
«Porque se não fosse o Mundial de Clubes estes resultados operacionais teriam de ser negativos e se olharmos para aquilo que é o balanço deste mandado a nível financeiro... o passivo aumentou 100 milhões de euros, as dívidas aumentaram, os resultados operacionais são em média negativos e, portanto, o Benfica tem de mudar, temos de pôr mão nisto. Não podemos estar sempre a incorrer em situações que põem em causa a estabilidade do clube», acrescentou.
Confrontado com as críticas de Cristóvão Carvalho à sua promessa em trazer Bernardo Silva em janeiro, afirmando que esta é uma «manipulação» aos adeptos a um mês e meio das eleições e que a sua contratação ia contrar as suas ideias, especialmente a nível financeiro, Noronha Lopes recusou-se a comentar. «Não comento. Cristóvão Carvalho pode dizer aquilo que quiser, está em campanha eleitoral. Aquilo que eu quero dizer, e já disse várias vezes, é que eu quero ter um projeto desportivo vencedor para o Benfica e vou criar todas as condições para o fazer.»