Com tomba-gigantes à espreita, dragões e leões entram em ação na Taça de Portugal
Se ao primeiro dia desta 3.ª ronda (ontem) houve Benfica - os encarnados foram a Chaves bater o Desportivo, por 2-0, com Pavlidis a bisar e a selar o apuramento das águias para a 4.ª eliminatória -, hoje é a vez de FC Porto e Sporting debutarem na Taça de Portugal versão 2025/26.
Os dragões vão medir forças com o Celoricense — a partida, refira-se, vai ser realizada no Estádio Cidade de Barcelos —, equipa que ocupa atualmente o 5.º lugar da Série A do Campeonato de Portugal, e a turma de Francesco Farioli tem a obrigação de confirmar o (planetário) fosso de diferença que existe entre os dois clubes.
Será, recorde-se, o primeiro jogo dos azuis e brancos depois do clássico com o Benfica (0-0), para a Liga, o único encontro oficial que o FC Porto não venceu na presente temporada.
Horizonte similar no que ao apuramento para a fase seguinte diz respeito tem o Sporting. A formação orientada por Rui Borges fecha a ronda deste sábado no reduto do Paços de Ferreira, que está no 15.º e antepenúltimo posto da Liga 2, sendo que os atuais detentores do troféu têm consciência de que jogar na Capital do Móvel nunca é fácil, independentemente do contexto em que se encontrem os pacenses.
Logo, e como cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, convém aos leões terem a atitude exigida para estarem precavidos de indesejada surpresa.
Haverá tomba-gigantes?
A festa da Taça é incomparável e os mais fortes nem sempre o são. As equipas da Liga já estão em prova e é chegada a hora dos clubes de escalões inferiores tentarem o protagonismo.
Durante o dia deste sábado, serão, ao todo, 11 os clubes do principal escalão do futebol nacional que irão a exame. Além dos já mencionados FC Porto e Sporting, registo também para as entradas em cena de Nacional (Rebordelo), Alverca (UD Leiria), Aves SAD (Fornos de Algodres), Famalicão (São João de Ver), Estrela da Amadora (Alpendorada), Santa Clara (SC Espinho), SC Braga (Bragança), Arouca (Portimonense SAD) e Gil Vicente (Académico de Viseu).
Além destes duelos, refira-se, hoje também haverá embates entre equipas que militam noutros palcos. A saber: Covilhã (Liga 3)-Nogueirense (Distrital), Torreense (Liga 2)-UD Oliveirense (Liga 2) e Marco (Campeonato de Portugal)-Farense (Liga 2).
Domigo (também) gordo
E se hoje há muitos jogos... amanhã ainda há mais. Para este domingo estão reservados 17 partidas desta 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, sendo que em ação vão estar seis equipas da Liga: Moreirense (Fafe), Vitória de Guimarães (União de Lamas), Tondela (Vila Real), Rio Ave (Sintrense), Casa Pia (Ançã) e Estoril (Belenenses).
Do cardápio constam ainda os seguintes desafios: Lusitânia de Lourosa (Liga 2)-Resende (Campeonato de Portugal), Caldas (Liga 3)-Mirandela (Campeonato de Portugal), Silves (Distrital)-Louletano (Campeonato de Portugal), Comércio e Indústria (Campeonato de Portugal)-Vianense (Campeonato de Portugal), 1º Dezembro (Liga 3)-Benfica e Castelo Branco (Distrital), Atlético (Liga 3)-Felgueiras (Liga 2), Vila Meã (Campeonato de Portugal)-Vila Caiz (Distrital), Mortágua (Campeonato de Portugal)-Portimonense SC (Campeonato de Portugal), Anadia (Campeonato de Portugal)-Marinhense (Campeonato de Portugal), Amarante (Liga 3)-Leixões (Liga 2) e Lusitano de Évora (Liga 3)-Olivais e Moscavide (Distrital).
Os dados estão lançados. O passado histórico da Taça de Portugal está carregado de histórias de superação em que Golias derrubou David e, já se sabe, não há magia como a da prova rainha. E não é preciso ir muito longe para constatar surpresas. Basta olhar para a ronda anterior e verificar que equipas da Liga 2 foram surpreendidas por adversários que militam em divisões mais abaixo: Marítimo (0-2 com o Belenenses), Vizela (1-2 com o Sintrense), Feirense (0-1 com o Resende), Penafiel (1-1 e 2-4 nos penáltis com o Portimonense) ficaram pelo caminho.
Chegou novamente a hora de emblemas teoricamente menos conceituados assumirem o protagonismo. Quem arrisca vestir o fato de tomba-gigantes?...