Carlos Sainz iguala Alain Prost com pódio em Baku

Piloto espanhol conseguiu um pódio com três equipas diferentes

Com o pódio conquistado este domingo no Grande Prémio do Azerbaijão, Carlos Sainz tornou-se apenas o segundo piloto na história da Fórmula 1 a registar um lugar no top 3 com as equipas McLaren, Ferrari e Williams.

Carlos Sainz vence Grande Prémio da Austrália (IMAGO/AAP)

O espanhol alcançou o seu primeiro pódio com a McLaren no Brasil em 2019, e depois somou mais um pódio com a equipa britânica na temporada de 2020 antes de se mudar para a Ferrari. Em quatro temporadas com a Scuderia, Sainz subiu ao pódio um total de 25 vezes, incluindo quatro vitórias. E ontem, ele entrou no top três também como piloto da Williams, terminando em terceiro lugar em Baku, tornando-se assim o segundo piloto, depois de Alain Prost, a ter pódios com as três maiores equipas da história do desporto – Ferrari, McLaren e Williams.

Damon Hill (esquerda) com Alain Prost (direita), Canon Williams (cima) e Frank Williams (baixo) no circuito

Entre 1984 e 1989, o Professor subiu ao pódio um total de 63 vezes com a equipa McLaren, sendo que dessas 63 presenças no pódio, venceu em 30 ocasiões. Depois, passou duas temporadas na Ferrari, nas quais registou 14 pódios com cinco vitórias, e em 1993 correu pela Williams, conquistando o seu quarto e último título mundial com sete vitórias e um total de 12 pódios.

Além de Sainz e Prost, Jackie Ickx e Nigel Mansell também correram pela McLaren, Ferrari e Williams. No entanto, estes últimos só alcançaram pódios com duas dessas três equipas. No caso de Ickx, foram a Ferrari e a McLaren, e para Mansell, a Ferrari e a Williams.