Bandeira vermelha foi lançada em cinco ocasiões diferentes, por causa dos incidentes de Hulkenberg, Albon, Colapinto, Leclerc e Piastri, em condições complicadas

Verstappen consegue a 'pole position' em Baku numa qualificação louca

Sainz completa primeira fila da grelha

Max Verstappen conquistou a louca qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão de domingo, partindo corações na Williams, já que Carlos Sainz esteve muito perto de garantir a primeira pole position para a equipa de Grove desde a Áustria em 2014.

Sainz foi um dos apenas três pilotos, juntamente com Liam Lawson e Isack Hadjar, a fazer voltas rápidas no início dos decisivos 12 minutos da sessão antes de começar a chover ligeiramente em Baku. Com o início da chuva, veio também o acidente de Charles Leclerc na curva 15, que levou à quinta interrupção da qualificação.

O incidente de Leclerc e a subsequente bandeira vermelha fizeram com que todos os pilotos regressassem às boxes, e enquanto lá estavam, a chuva intensificou-se ligeiramente, molhando ainda mais a pista e, principalmente, as linhas brancas da sinalização rodoviária de Baku, que se tornaram extremamente escorregadias.

Ferrari conseguiu o primeiro e o segundo lugar na segunda sessão de treinos em Baku

Apesar disso, após o recomeço, Max Verstappen rodava a um ritmo recorde, mas teve de abortar a sua volta devido ao acidente de Oscar Piastri na curva três, que forçou a sexta bandeira vermelha da qualificação. Este é um recorde absoluto de interrupções numa sessão de qualificação na história do desporto. O recorde anterior foi estabelecido no Brasil no ano passado, mas as condições eram extremamente difíceis e os pilotos usaram pneus de chuva extrema durante grande parte da qualificação.

Após o recomeço final, todos tiveram tempo suficiente para apenas uma volta lançada nas condições bastante complicadas. Verstappen foi quem melhor se adaptou, sendo o último piloto em pista e conseguindo uma volta em 1:41.117, com a qual superou Sainz por 0.478 e conquistou a pole position à frente do piloto espanhol da Williams.

Lawson partirá em terceiro, ficando a 0.590 de Verstappen, e ao seu lado na segunda fila estará Andrea Kimi Antonelli, que foi apenas 0.010 mais lento que o neozelandês. George Russell e Yuki Tsunoda formarão a terceira fila, e Lando Norris, que foi o primeiro em pista nas voltas finais e ficou a 1.122 de Verstappen, partirá apenas em sétimo. Mais lento que ele foi apenas Hadjar, que partirá em oitavo, à frente dos acidentados Piastri e Leclerc.

A grande surpresa no final do Q2 foi a eliminação de Lewis Hamilton, que tinha sido muito rápido desde o início do fim de semana, mas ficou apenas em 12º na sessão, a 0.395 de Tsunoda, que ocupou o último lugar no top 10. Entre os dois ficou Fernando Alonso, que foi 0.069 mais lento que Tsunoda.

Uma das razões para a eliminação precoce de Hamilton foi a decisão da Ferrari de que o britânico participasse no Q2 com pneus macios, e não com os médios, que desde o início do fim de semana se adaptavam melhor, mesmo numa volta rápida. Em comparação, o seu companheiro de equipa Leclerc optou pelo composto médio, depois de cometer dois erros consecutivos com os macios e, no final, terminou mais de 0.6 à frente de Hamilton e avançou para os decisivos 12 minutos da batalha pela pole position.

Juntamente com Alonso e Hamilton, Gabriel Bortoleto, Lance Stroll, que também estava com pneus macios, e Oliver Bearman terminaram a sua participação na qualificação no final dos seus segundos 15 minutos. O piloto britânico da Haas não registou tempo, depois de embater na parede à saída da curva dois logo na sua primeira volta lançada, o que partiu a sua suspensão traseira direita e o fez parar em pista, levando à quarta bandeira vermelha da sessão.

No final do Q1, Franco Colapinto terminou a 0.113 de Bearman na luta pelo último lugar no top 15 e ficou em 16º lugar. Para o argentino, a sessão terminou com um forte embate na parede da curva quatro, e além dele, Nico Hülkenberg, Esteban Ocon, Pierre Gasly e Alex Albon foram eliminados no final dos primeiros 18 minutos da batalha pela pole position.

A corrida para o Grande Prémio do Azerbaijão, 17ª ronda da temporada de 2025 de Fórmula 1, está agendada para as 12:00h, hora portuguesa.