Benfica: Mourinho já pediu renovação de Otamendi
José Mourinho e Rui Costa estão em sintonia sobre a decisão de propor a renovação a Nicolás Otamendi, cujo contrato acaba no fim da época. O treinador já assinalou, várias vezes esta época, a importância do capitão dos encarnados e pediu ao presidente dos encarnados para que a ligação fosse estendida. Isso aconteceu antes de surgir a informação de que o campeão do mundo de 37 anos está numa lista de potenciais reforços do Barcelona.
O diário Mundo Deportivo revelou, com honra de primeira página, que Otamendi é um dos três alvos (central que joga pela esquerda) desejados em janeiro — Stefan de Vrij, Inter, 33 anos, e Marcos Senesi, Bournemouth, 28, são os outros. O diário catalão, porém, acrescenta que será muito difícil tirar Otamendi na Luz, onde é «uma instituição». E, sim, o Benfica não quer abrir mão dele.
José Mourinho elogiou três vezes Otamendi esta temporada. A 22 de setembro, antes de um jogo com o Rio Ave, recordou que Otamendi é «campeão do mundo e tem carradas de experiência» e sublinhou que a braçadeira está muito bem entregue: «Já estive em clubes nos quais o capitão usa a braçadeira mas, verdadeiramente, não o é. Aqui está no braço de alguém que é, verdadeiramente, capitão, que se assume como capitão e tem peso como capitão.»
Na véspera da partida com o Tondela da Taça da Liga, a 28 de outubro, respondendo à possibilidade de alguns titulares serem poupados, aproveitou para valorizar o cuidado que Otamendi tem com o físico: «Uma coisa é a idade real e outra é o que vemos em campo. No meu caso até no treino. Há jovens de 20 anos que são jogadores velhos. E velhos — espero que não se ofendam — de 38 ou 40 que são jovens. O Nico é jovem. Para perceberem o nível que está a nossa comunicação, disse: 'temos Guimarães e Leverkusen, o que fazemos amanhã?'. E ele disse: 'temos Guimarães, Leverkusen e Tondela'. É um jogador importantíssimo para nós. Joga.»
Otamendi jogou e completou, então o jogo 250 pelo Benfica, que o homenageou no fim da partida. No balneário, Mourinho usou o capitão como exemplo. «Aos 95 minutos fez um sprint de 75 metros. A minha mensagem é para vocês», disse, dirigindo-se aos jogadores, e depois aplaudindo Otamendi, que recebeu camisola alusiva aos 250 jogos — tem, agora, 260 jogos e 17 golos.
Nos Estados Unidos, numa iniciativa à margem do Mundial de Clubes, e sem a renovação garantida, Rui Costa revelou o desejo de «ficar com Otamendi pelo menos mais um ano». Antes das eleições, à CMTV, o presidente dos encarnados resumiu numa frase o que significa Otamendi: «É um profissional de excelência. Prefere morrer em campo que perder um jogo.»
Otamendi e a família sentem-se muito bem no Benfica e em Portugal — esses foram fatores decisivos para assinar até 2026. Para lá de poder continuar ao mais alto nível para jogar no próximo Mundial. Ainda não decidiu o que fará depois da competição. Mas tem várias opções, uma das quais, claro, o Benfica.