Benfica perdeu por  28-26 na estreia nas competições europeias. Foto Melsungen
Benfica perdeu por 28-26 na estreia nas competições europeias. Foto Melsungen

Benfica entra a perder na Europa

Os encarnados perderam por 28-26 com o Melsungen, na Alemanha, e ao intervalo já estavam em desvantagem pelos mesmos dois golos (14-12), num jogo marcado por vários reencontros

Alexandre Cavalcanti (MT Melsungen) foi o irmão mais contente esta tarde pois derrotou (28-26) o irmão Gabriel Cavalcanti (Benfica) na estreia dos dois clubes nas competições europeias, na primeira jornada do Grupo E da EHF European League. Uma derrota que o técnico espanhol dos encarnados, Jota González, já tinha avisado que poderia acontecer dado o poderio dos alemães.

E foi outra cara bem conhecidos das águias, Kristóf Palasics, antigo guardião do clube da Luz, a deixar o primeiro aviso, embora o brasileiro Angel da Rosa tenha respondido com a mesma moeda, mantendo o Benfica na frente durante os primeiros minutos, embora sempre por apenas um golo.

Os internacionais portugueses Alexandre e Gabriel Cavalcanti, irmãos e rivais

Aos 10 minutos, Bélone Moreira teve tudo para colocar os encarnados com dois golos de vantagem mas Palasics negou-lhe o golo (3-4) e, como resposta, três golos consecutivos do MT Melsungen estabeleceram a maior diferença até então (6-4).

.Jóta González pediu time out quando o marcador registou 8-5, passavam 17 minutos e foi à procura da recuperação, apostando no 7×6, porém, foram os alemães a aproveitar (9-5). O Benfica recompôs-se, e Javier Rodríguez conseguiu mesmo a reaproximação (11-9). Com um minutos para jogar antes do intervalo, Mikita Vailupau ainda reduziu para 13-12, mas Roberto Parrondo puxou do cartão verde para travar os encarnados e ensaiar o último golo (14-12).

Na segunda parte, os alemães entraram melhor (16-12) e o Benfica teve de voltar a arregaçar as mangas para ir atrás do resultado. Jota González acabou por usar o segundo desconto de tempo com 15 minutos para o fim (23-19), mas não teve grande resultado e o Melsungen até aumentou a distância (25-20). Dois golos seguidos de Taboada ainda deram alguma esperança à equipa portuguesa (25-22). Apesar do esforço dos últimos minutos, MT Melsungen segurar o resultado e a vitória no arranque da fase de grupos da segunda prova mais importante da hierarquia europeia.

No outro jogo do grupo, os húngaros do FTC-Green Collect, que se deslocam à Luz na próxima semana, para a segunda jornada, derrotaram o HF Karlskrona, da Suécia, por 31-29 e adiantaram-se na corrida, em que apenas os dois primeiros classificados seguem para o main round.