Benfica: acordo à vista com campeão europeu e mundial de sub-17
O Benfica está em vias de conseguir ‘segurar’ uma das principais promessas do Seixal: Daniel Banjaqui, campeão europeu e mundial de sub-17, tem em mãos uma nova proposta de renovação, e é provável que, nos próximos dias, seja fechado o acordo.
O lateral direito está quase a atingir a maioridade – comemora o 18.º aniversário no próximo dia 24 de março -, pelo que este é um dossiê sensível para a SAD liderada por Rui Costa, à semelhança dos casos de José Neto e Anísio Cabral, os outros dois campeões europeus e mundiais de sub-17 que já chegaram à equipa principal do Benfica.
No verão de 2025 foi feita uma primeira abordagem com vista à renovação de contrato de Banjaqui, depois da conquista do título europeu de sub-17 com a Seleção, mas nessa altura o processo não teve grandes desenvolvimentos. A SAD recuperou o tema por altura do Mundial, que Portugal venceu igualmente, em novembro, mas novamente sem grandes avanços nas negociações.
Banjaqui fez depois a estreia pela equipa principal, em dezembro – no reduto do Farense, em duelo dos oitavos de final da Taça -, mas o impasse no processo da renovação foi fazendo crescer o interesse de alguns dos principais emblemas europeus. A 10 de janeiro A BOLA escreveu, de resto, que o Barcelona estava atento à situação. Chelsea e Liverpool também, sabe o nosso jornal, mas a lista de interessados não ficava esgotava aí.
Em meados de janeiro o Benfica formalizou uma proposta de renovação de contrato, mas a oferta não agradou ao jogador, à família e aos representantes. O processo negocial de Banjaqui estava, por essa altura, claramente atrasado em relação aos casos de José Neto e Anísio.
Nos últimos dias, porém, surgiram avanços significativos. A SAD liderada por Rui Costa apresentou, no início da semana, uma nova proposta, mais ao encontro das pretensões de Banjaqui. Tudo indica, nesta altura, que a resposta será positiva.
Para além da discussão relativa a valores, Banjaqui recebeu também a garantia de que será uma aposta efetiva na equipa principal do Benfica. O lateral deve assinar um contrato válido até 2031, sendo que a cláusula de rescisão passará de 30 para 80 milhões de euros.
Daniel Banjaqui está no Benfica há oito anos. Um dos irmãos, Zidane, passou também pela formação das águias (e também pelo Sporting). Aos 27 anos está no Ararat, da Arménia, onde é treinado pelo português Manuel Tulipa. Daniel tem ainda um irmão chamado Figo, e ainda Maldine e Rivaldo como primos.