AVB em lágrimas: «Jorge Costa era um grande companheiro, nunca me deixou só»
André Villas-Boas tinha um discurso preparado para assinalar a oficialização da mudança de nome do centro de estágios do FC Porto, que passa a ter como denominação oficial 'Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa', mas no final de uma leitura já de si emocionada, acabou por improvisar mais algumas palavras.
«Gostava de falar um pouco, se conseguir, a título pessoal. Jorge Costa significa muito para mim [pausa emocionada] e lamento profundamente a sua perda. Era um grande homem e um grande companheiro. Gostava de deixar-lhe aqui um grande abraço. A 5 de Agosto morreu, mas deixou-nos um legado impressionante. De carisma, de honra, de vitórias, uma força da natureza. Um homem especial. Algo muito curioso no [filho] David que me faz lembrar o pai dele. O seu caminhar inconfundível, que tu tens muito presente em ti. E os cabelos encaracolados que trazia na sua juventude. Mais velho já não trazia caracóis, já trazia outras coisas, a sua careca à mostra. Mas era um grande companheiro, um homem que nunca me deixou só, que se manteve sempre ao meu lado», começou por dizer.
Sempre emocionado, Villas-Boas abriu o coração: «Às vezes sou invadido por diferentes sentimentos, por o ter trazido de volta a esta casa, mas também por o ter perdido aqui. E perdido da forma que foi, nos meus braços. Pronto, novamente quero agradecer às equipas do FC Porto, que vivem um momento que foi muito triste, mas que nos vai inspirar para sermos campeões. É uma força da natureza o nosso ‘bicho’ e vai ser um exemplo para as nossas conquistas. Portanto, que nos inspire e agradecer novamente aqui às equipas médicas pelo trabalho que fizemos até ao fim para trazê-lo de volta à vida. Foi um dia muito duro, muito complicado. Agradecer a forma como rapidamente recuperámos, lutamos por este campeonato para poder honrar o vosso vosso pai, o seu filho.
Ao descerrar a placa, dirigiu-se à viúva de Jorge Costa. «Querida Estela, quero que saibas que esta placa que aqui está não é nada para o que o ‘bicho’ significa para o FC Porto. A sua bandeira do estádio do Dragão tem um significado muito forte, poderoso, sentimental e emocional para nós. Iremos decorar estas paredes com mais pujança, mais força. Gostava de dizer também que este centro de treino e formação desportiva do Olival que agora se torna Jorge Costa, será o centro de formação do FC Porto daqui a dois anos. Esperemos que o centro de alto rendimento fique rapidamente pronto. E a memória do ‘bicho’, a presença do Jorge Costa nos jovens atletas que aqui vamos formar vai ser fundamental para entregarmos novos ‘bichos’. Agradeço de coração a generosidade da vossa família para este passo maravilhoso.»