João Fonseca é uma das promessas do ténis brasileiro -Foto: Millennium Estoril Open

Ascensão meteórica de João Fonseca confirma profecia de Sinner

Tenista brasileiro está no 24.º lugar do ranking ATP depois de subir 121 posições em 2025

O tenista brasileiro João Fonseca encerrou a sua segunda temporada como profissional no 24.º lugar do ranking ATP, uma subida notável de 706 posições desde o início de 2024, quando ocupava o 730.º posto.

Aos 19 anos, o brasileiro não só se consolidou na elite do ténis mundial, como também cumpriu uma previsão feita por Jannik Sinner, o atual número dois do mundo. No início do ano, durante o Open da Austrália, o italiano afirmou que Fonseca terminaria a temporada entre os 25 melhores.

Só em 2025, após vencer o ATP em Buenos Aires e Basileia, Fonseca subiu 121 lugares na hierarquia mundial. Além disso, os bons desempenhos nos torneios do Grand Slam, onde somou seis vitórias também tiveram impacto para esta subida acentuada no ranking.

A profecia mencionada e feita por Sinner foi partilhada em janeiro por Darren Cahill, um dos seus treinadores. Numa entrevista à ESPN durante o Open da Austrália, Cahill contou: «Perguntei-lhe em que posição do ranking estaria João Fonseca no final de 2025, e o Jannik respondeu que seria dentro do top-25», revelou o técnico.

Este avanço em 2025 segue-se a um ano de 2024 já impressionante. Após se tornar profissional com a época em curso, o brasileiro subiu 585 posições.

Na presente temporada, Fonseca terminou a temporada mais cedo, após o Masters 1000 de Paris, para tratar uma lombalgia.

Em 2026, tendo em conta que está no top-30, o tenista brasileiro irá participar em 13 torneios de elite, incluindo os quatro Grand Slams e pelo menos oito dos nove Masters 1000.