Arábia Saudita garante Masters de ténis
Há muito que se especulava sobre o desejo da Arábia Saudita em acolher um dos mais prestigiados torneios de ténis, e agora está confirmado que tal será possível. Num comunicado oficial, a ATP anuncia que será um torneio totalmente novo, o décimo da série Masters 1000 – o que significa que nenhuma das nove cidades organizadoras anteriores perderá a sua licença.
Assim, a partir de 2028, os melhores tenistas do mundo competirão em Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madrid, Roma, Toronto/Montreal, Cincinnati, Xangai, Paris – e na Arábia Saudita.
«Este é um momento de orgulho para nós e o resultado de uma jornada que durou anos. A Arábia Saudita demonstrou um verdadeiro compromisso com o ténis – não só a nível profissional, mas também no desenvolvimento do jogo em todos os níveis. A ambição da PIF neste desporto é clara e acreditamos que tanto os fãs como os jogadores ficarão impressionados com o que está por vir. O fortalecimento dos nossos eventos premium impulsiona um crescimento e transformação recordes em todo o circuito, e estamos gratos aos nossos parceiros PIF e SURJ por ajudarem a concretizar esse crescimento e partilharem esta visão» Andrea Gaudenzi, Presidente da ATP
Considerando que Riade acolhe o WTA Finals desde 2024 e que Jeddah é palco do Next Gen ATP Finals desde 2023, este último anúncio deverá fortalecer a ligação do país ao ténis. Acrescenta-se que mais detalhes sobre o local e a data do torneio serão divulgados oportunamente. Por enquanto, especula-se que o evento será propriedade e gerido pela Arábia Saudita, terá a duração de sete dias, contará com a participação de 56 jogadores.
Nos últimos dois anos, Riade também acolheu o torneio de exibição Six Kings Slam, que reuniu os melhores tenistas do mundo – incluindo Novak Djokovic, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
Apenas uma entrada em campo rendeu aos jogadores um valor de 1,5 milhões de dólares. Jannik Sinner que foi o vencedor em ambos os anos recebeu um prémio de 6 milhões de dólares. O evento é realizado numa arena com 8.000 lugares, construída especificamente para o torneio. Recorde-se que, este ano, todos os jogos puderam ser vistos na Netflix.