Angola assume objetivo de conquistar título africano de futsal
O selecionador de futsal de Angola assumiu como objetivo a conquista do CAN de Marrocos, a decorrer de 11 a 21 de abril. Garantia deixada após Angola ter confirmado presença na maior prova continental da modalidade com uma vitória, 7-1, em Luanda, frente aos Camarões, confirmando o 12-0 do jogo da primeira mão, em Yaoundé.
Franklin Inácio pediu à Federação Angolana de Futebol a marcação de um estágio de preparação em Portugal ou sul de Espanha, países mais próximos geograficamente e e em termos de clima, de Marrocos. «Queremos fazer a melhor preparação possível. Depois do 2.º lugar conquistado no último CAN, a melhor maneira de defender sermos vice-campeões de África é, agora, chegarmos ao título», enfatizou o selecionador angolano de futsal.
Em relação ao jogo que confirmou o apuramento de Angola, Franklin Inácio revelou que «foi preciso conversar muito com os atletas para lhes incutir a obrigatoriedade de não relaxarmos após o 12-0 nos Camarões». Mensagem que terá sido assimilado, mas talvez não na totalidade, já que o selecionador esperava por uma diferença maior em Luanda, até por estar a jogar em casa e com o apoio dos angolanos.
Já o capitão de equipa, Mano Sele, reconheceu que os jogadores, mesmo que nem sempre de forma consciente, «acabaram por fazer gestão de esforço». «Mesmo com alguma gestão, o adversário esteve sempre controlado, demos sempre a resposta necessária. Angola está de parabéns, iremos ao CAN com a máxima ambição e responsabilidade para representar o nosso país», garantiu.
Uma última nota para a enorme popularidade que o futsal está a ter em Angola. Os pavilhões têm estado cheios, ,mesmos nos jogos de treino da seleção com equipas de Luanda. Muito público, quer na Cidadela quer no Kilamba, muito entusiasmo e a certeza de que a modalidade vai continuar a crescer... À atenção da FAF e... patrocinadores.