Franklin Inácio, selecionador de futsal de Angola, ambiciona fazer história no CAN de Marrocos
Franklin Inácio, selecionador de futsal de Angola, ambiciona fazer história no CAN de Marrocos

Angola assume objetivo de conquistar título africano de futsal

A ambição assumida pelo selecionador Franklin Inácio após confirmação de presença no CAN de Marrocos... Depois do 2.º lugar na última edição, o que faz sentido agora?

O selecionador de futsal de Angola assumiu como objetivo a conquista do CAN de Marrocos, a decorrer de 11 a 21 de abril. Garantia deixada após Angola ter confirmado presença na maior prova continental da modalidade com uma vitória, 7-1, em Luanda, frente aos Camarões, confirmando o 12-0 do jogo da primeira mão, em Yaoundé.

Franklin Inácio pediu à Federação Angolana de Futebol a marcação de um estágio de preparação em Portugal ou sul de Espanha, países mais próximos geograficamente e e em termos de clima, de Marrocos. «Queremos fazer a melhor preparação possível. Depois do 2.º lugar conquistado no último CAN, a melhor maneira de defender sermos vice-campeões de África é, agora, chegarmos ao título», enfatizou o selecionador angolano de futsal.

Em relação ao jogo que confirmou o apuramento de Angola, Franklin Inácio revelou que «foi preciso conversar muito com os atletas para lhes incutir a obrigatoriedade de não relaxarmos após o 12-0 nos Camarões». Mensagem que terá sido assimilado, mas talvez não na totalidade, já que o selecionador esperava por uma diferença maior em Luanda, até por estar a jogar em casa e com o apoio dos angolanos.

Já o capitão de equipa, Mano Sele, reconheceu que os jogadores, mesmo que nem sempre de forma consciente, «acabaram por fazer gestão de esforço». «Mesmo com alguma gestão, o adversário esteve sempre controlado, demos sempre a resposta necessária. Angola está de parabéns, iremos ao CAN com a máxima ambição e responsabilidade para representar o nosso país», garantiu.

Uma última nota para a enorme popularidade que o futsal está a ter em Angola. Os pavilhões têm estado cheios, ,mesmos nos jogos de treino da seleção com equipas de Luanda. Muito público, quer na Cidadela quer no Kilamba, muito entusiasmo e a certeza de que a modalidade vai continuar a crescer... À atenção da FAF e... patrocinadores.