Michael O'Neill vai treinar seleção e clube... em simultâneo
Michael O'Neill vai treinar seleção e clube... em simultâneo

Michael O'Neill vai treinar seleção e clube... em simultâneo

Não é a primeira vez que o atual selecionador da Irlanda do Norte acumula funções

O selecionador da Irlanda do Norte, Michael O'Neill, está prestes a assumir o comando técnico do Blackburn Rovers, do Championship, num acordo que lhe permitirá, inicialmente, acumular funções até ao final da presente temporada.

Apesar da mudança iminente para o clube inglês, O'Neill, segundo a BBC, deverá continuar a orientar a seleção norte-irlandesa nos importantes compromissos de março. A equipa defronta a Itália na meia-final do play-off de apuramento para o Mundial e, dependendo do resultado em Bérgamo, jogará uma final contra País de Gales ou Bósnia ou um particular. Caso a Irlanda do Norte consiga o feito de se qualificar, a presença de O'Neill no Campeonato do Mundo também está prevista. Só depois disso é que o técnico de 56 anos assumiria o cargo no Blackburn Rovers em definitivo.

Michael O'Neill vai treinar seleção e clube... em simultâneo

O Blackburn Rovers encontra-se atualmente na zona de despromoção do Championship, ocupando o 22.º lugar, e está sem treinador principal desde a saída de Valérien Ismael a 2 de fevereiro. Desde então, o antigo médio norte-irlandês Damien Johnson tem assegurado o comando interino da equipa e deverá integrar a equipa técnica de O'Neill até ao final da época.

Se o acordo com a Federação Irlandesa de Futebol for finalizado rapidamente, O'Neill poderá mesmo estrear-se já no próximo sábado, no jogo contra o Queens Park Rangers. O selecionador esteve presente no sorteio da Liga das Nações na quinta-feira, onde a sua equipa ficou no grupo com Hungria, Ucrânia e Geórgia, mas não prestou declarações à comunicação social.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que O'Neill acumula funções. Em 2020, no final da sua primeira passagem pela seleção, teve um acordo semelhante com o Stoke City. Contudo, o adiamento do play-off do Euro 2020 devido à pandemia de Covid-19 levou-o a deixar o cargo de selecionador antes da realização desses jogos. O'Neill regressou ao comando da Irlanda do Norte em 2022, com um contrato válido até ao final da campanha do Euro 2028. A seleção procura agora qualificar-se para um Mundial pela primeira vez em 40 anos, e para um grande torneio desde que o próprio O'Neill a levou ao Euro 2016.