Alcaraz prestes a recuperar o n.º 1 mundial a Sinner sem entrar em campo
Carlos Alcaraz, que perdeu a liderança do ranking mundial para Jannik Sinner após o Masters 1000 de Paris, está prestes a reconquistar o trono na próxima atualização da classificação ATP.
Curiosamente, esta subida acontecerá mesmo sem o espanhol disputar qualquer torneio esta semana, antes das ATP Finals.
A derrota precoce na segunda ronda do Rolex Paris Masters, aliada à vitória de Jannik Sinner no mesmo torneio, fez com que Carlos Alcaraz cedesse o estatuto de número 1 mundial. O italiano assumiu a liderança com 11.500 pontos, enquanto Alcaraz desceu para o segundo lugar, com 11.250 pontos.
No entanto, esta situação será temporária. Na próxima atualização do ranking, que ocorrerá após a conclusão dos torneios ATP 250 de Metz e Atenas, o tenista espanhol de 22 anos voltará a ocupar o topo da hierarquia mundial, uma posição que já tinha alcançado após a sua vitória no US Open.
A explicação para esta troca de posições reside no sistema de pontos do ranking ATP. As ATP Finals de 2024 decorreram de 10 a 17 de novembro, e os pontos conquistados nessa edição serão retirados na próxima segunda-feira. No ano passado, Sinner sagrou-se campeão em Turim, somando 1.500 pontos, enquanto Alcaraz, que não passou da fase de grupos, arrecadou apenas 200.
Com a remoção destes pontos, Sinner perderá 1.500 pontos do seu total, e Alcaraz apenas 200. Esta diferença permitirá ao espanhol ultrapassar o italiano e regressar ao primeiro lugar. Como consequência, Alcaraz, que chegou a Turim na quarta-feira, será o primeiro cabeça de série no Masters, à frente de Sinner.