Carlos Alcaraz
Carlos Alcaraz - Foto: IMAGO

Alcaraz pode alcançar feito inédito na final do US Open

Carlos Alcaraz joga este domingo a final do US Open contra Jannik Sinner. Os dois rivais defrontam-se pela terceira vez consecutiva numa final de Grand Slam e Alcaraz tem a oportunidade de alcançar algo que nenhum tenista profissional conseguiu antes

Carlos Alcaraz teve um início de ano difícil no ténis, pois nos primeiros meses só conseguiu chegar à final e vencer no Open de Roterdão. No entanto, desde que a temporada de terra batida começou em abril, o espanhol parece quase imbatível. No US Open, ele está na oitava final consecutiva. Das sete anteriores, venceu cinco e perdeu duas. Apenas Holger Rune e Jannik Sinner conseguiram vencê-lo desde abril.

Em Nova Iorque, Alcaraz tem demonstrado a sua melhor forma há quase duas semanas. Superou Reilly Opelka, Mattia Bellucci, Luciano Darderi, Arthur Rinderknech, Jiri Lehecka e Novak Djokovic a caminho da sua primeira final do US Open desde 2022. Foi nessa altura que conquistou o primeiro dos seus agora cinco títulos de Grand Slam. Não perdeu um único set a caminho da final e, por isso, pode fazer algo que nenhum profissional conseguiu no setor masculino.

Título do US Open sem perder sets?

A era profissional do ténis começou em 1968 e, desde então, nenhum tenista conseguiu vencer o US Open sem perder um set. Na época em que apenas amadores participavam, aconteceu algumas vezes, mas para temos de recuar muito no tempo. Richard Sears conseguiu-o em 1881, 1882 e 1883, Tony Trabert fê-lo em 1953 e 1955, e Neale Fraser foi o último a conseguir em 1960.

Alcaraz pode tornar-se apenas o terceiro tenista masculino neste século a conseguir vencer um torneio do Grand Slam sem perder um set. Apenas Rafael Nadal e Roger Federer o fizeram. O compatriota de Alcaraz conseguiu-o quatro vezes, e todas elas em Roland Garros. Nadal venceu em 2008, 2010, 2017 e 2020 o título em Paris sem perder um set. Federer manteve-se impecável duas vezes num Grand Slam: em 2007 no Australian Open e em 2017 em Wimbledon.

Final de sonho contra Sinner

No entanto, para Alcaraz, será uma tarefa árdua conquistar o título sem perder um set. O seu adversário na final é de uma categoria diferente dos seus seis oponentes anteriores em Nova Iorque. Alcaraz defronta Sinner na final pelo terceiro torneio do Grand Slam consecutivo. Em Roland Garros, o espanhol venceu após um emocionante quinto set, mas em Wimbledon, o italiano foi o melhor.

Os dois encontraram-se uma vez antes no US Open. Em 2022, defrontaram-se nos quartos de final. Sinner teve um match point, mas foi Alcaraz quem acabou por vencer a partida após mais de cinco horas de ténis. O último ponto foi jogado bem depois da meia-noite. O espanhol venceu o seu primeiro título de Grand Slam alguns dias depois e, com isso, conquistou também pela primeira vez a posição de número 1. Essa posição também estará em jogo na final de domingo entre Sinner e Alcaraz.