Agora é o Ajax: autoridades francesas voltam a aplicar medida tentada com o Benfica
O Ajax não poderá ter adeptos na deslocação ao terreno do Marselha, agendada para a próxima terça-feira, a contar para a segunda jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
O clube neerlandês está proibido de ter representação nas bancadas pelas próprias autoridades francesas, já que foi o próprio Ministério do Interior a tomar a medida de proibir a presença de adeptos do emblema de Amesterdão nas bancadas do Vélodrome.
O decreto, citado pelo L'Équipe, especifica a proibição de qualquer «viagem individual ou coletiva, por qualquer meio, de qualquer pessoa que seja adepta do Ajax (...) entre os pontos de fronteira rodoviários, ferroviários, portuários e aéreos franceses e o município de Marselha». No documento, é ainda referido que «as viagens do Ajax são frequentemente fonte de perturbações de ordem pública devido ao comportamento violento de certos adeptos» e que a rivalidade entre os apoiantes dos dois clubes é «marcada por animosidade há muitos anos».
Em 2024, quando o Benfica também visitou o Vélodrome, para a UEFA Europa League, as autoridades francesas também tomaram uma medida semelhante, depois revertida pelo próprio governo. O Marselha, refira-se, vai defrontar o Sporting nesta edição da Champions, em Alvalade, a 22 de outubro.