A análise de Pedro Henriques à arbitragem do Gil Vicente-FC Porto
16’ A falta cometida por Zaidu quando com o seu pé direito tocou e rasteirou o calcanhar também direito de Bermejo foi passível, e bem, de livre direto sem cartão amarelo, pois a infração foi apenas imprudente.
20' No primeiro golo portista não há qualquer infração atacante por parte de Froholdt, que ao saltar nunca usou os braços ou as mãos para se apoiar, nem empurrar ou carregar as costas de Pablo, que estava na sua frente.
40' Alan Varela entrou a varrer tocando com o seu joelho direito no calcanhar esquerdo de Bermejo, travando assim um lance de transição. Falta tática, já à saída do seu meio campo. Faltou amarelo para o jogador portista.
41' Diogo Costa, que até tinha razão, pois num lance de muito perigo na sua área sofreu mesmo falta de Jonathan Buatu que caiu literalmente sobre ele, acabou por levar amarelo, e de forma correta, pelos exagerados e veementes protestos, por palavras e gestos mesmo na cara do árbitro.
42' Diogo Costa, na sequência do lance anterior, do qual resultou um canto contra os dragões, achou que sofreu falta na área e ia de novo deslocar-se na direção do árbitro em ato de protesto, valeu a intervenção imediata de Bednarek, que o abraçou e agarrou ainda bem longe do árbitro, evitando assim aquilo que poderia ser a expulsão do capitão portista, que por ter a braçadeira no braço tem de ter outra atitude, postura e comportamento.
45+1' Cartão amarelo bem mostrado a Pablo por um comportamento antidesportivo, sem que a bola estivesse no local, ou seja, entrou fora de tempo e foi literalmente empurrar Gabri Veiga.
45+5' Cartão amarelo para Alan Varela por ir junto do árbitro protestar uma decisão, a de não ter assinalado uma suposta falta que o jogador portista tinha sofrido.
48' Cartão amarelo mostrado a Alan Varela de forma correta. O portista, deliberadamente, projetou o braço para trás e acertou com o cotovelo no queixo de Luís Esteves.
56' Cartão amarelo bem mostrado a Borja Sainz por com ambas as mãos puxar a camisola de Konan. Além da falta tática, apenas quis parar a jogada e evitar a transição, agarrar desta forma é sempre um comportamento antidesportivo.
61' Eustáquio, no interior da sua área em disputa de bola com Pablo, embora não tenha tocado no esférico também não tocou ou rasteirou o jogador gilista, quando esticou a sua perna direita. Boa decisão, confirmada pelo VAR, não havia motivo para pontapé de penálti.
63' Ghislain Konan não jogou a bola com o braço no interior da sua área, o esférico apenas tocou em zona não punível, ou seja, entre peito e ombro esquerdo, tendo inclusive o jogador gilista o cuidado de ter puxado o seu braço todo para trás para evitar um eventual contacto faltoso. Decisão correta, não houve motivo para pontapé de penálti.
64' Agustín Moreira viu o cartão amarelo, de forma correta, por chegar tarde ao lance e dar uma autêntica canelada com o seu pé direito no pé direito de Froholdt.
75' William Gomes ficou a sangrar do sobrolho, num lance meramente fortuito, casual, foi ele próprio que foi em corrida por trás de Elimbi e se colocou junto e ao nível do cotovelo do jogador gilista, demasiado baixo e inclinado, dando-se o contacto sem que o braço tenha sido projetado para trás, ou feito qualquer movimento deliberado ou até mesmo imprudente no sentido da cara do seu adversário. Não houve qualquer infração técnica ou disciplinar nesta situação toda ela meramente acidental.
90+7' O árbitro, no último lance do jogo antes de apitar para o fim do mesmo, esteve à espera de indicações do VAR no sentido de saber se tinha havido motivo para penálti, por eventual braço na barreira portista após a execução de um livre. Realmente a bola depois de ser rematada por Bermejo foi bater no cotovelo direito de um jogador portista, que tinha o seu braço dobrado, junto e encostado ao corpo sem qualquer volumetria extra. Decisão correta, sem penálti.
Foram dados 6 minutos de tempo adicional, tecnicamente denominados de recuperação do tempo perdido, em função das cinco paragens para substituições, dos três amarelos dados no segundo tempo e dum golo que foi obtido pelos dragões. Depois com o pontapé livre assinalado a favor dos gilistas mesmo a acabar e para permitir a sua execução, acabou por haver mais 1 minuto. Tudo certo na gestão do tempo por parte do árbitro.
Nota do árbitro: 5
Artigos Relacionados: