Gilistas tiveram alma, mas não conseguiram pontuar na receção aos dragões (Foto: José Coelho/LUSA)
Gilistas tiveram alma, mas não conseguiram pontuar na receção aos dragões (Foto: José Coelho/LUSA)

Luís Esteves tentou pautar, mas esteve sozinho: as notas do Gil Vicente

Médio-ofensivo mostrou-se no final da primeira parte, acabando como o melhor dos anfitriões ante o FC Porto

Se o golo inaugural surge ao primeiro poste, no segundo Andrew não teve culpas, ficando desamparado perante o remate de Pepê em zona frontal. Nos corredores da defesa gilista, Hevertton Santos e Ghislain Konan imprimiram dinâmicas ofensivas interessantes (principalmente o marfinense), mas estiveram permeáveis a defender.

Mais à frente, Cáseres deu músculo e combatividade ao miolo até sair, enquanto Zé Carlos, que teve de ser substituído por lesão, não fez esquecer Bamba.

Nota positiva para Sergio Bermejo, autor, pela meia-direita, de um par de remates perigosos na melhor fase do Gil Vicente, a fechar a primeira parte. No flanco oposto, Martín Fernandez passou despercebido. Pablo tentou impor o físico, mas acabou engolido por Nehuén Pérez e Bednarek.

Saídos do banco, Agustín Moreira revitalizou a ala esquerda e Gustavo Varela deu alguma presença na área na ponta final do encontro. Em terrenos mais nucleares, Santi García ainda procurou algumas combinações, sem frutos de maior.

A figura: Luís Esteves (6)
A melhor fase do Gil Vicente, registada nos últimos 15’ da primeira parte, coincidiu com o melhor período de Luís Esteves no jogo. O médio dos anfitriões pautou o jogo no miolo, criando alguns lances de nota e combinando bem com Bermejo. Já antes, no arranque do desafio, os jogadores do FC Porto viram-se obrigados a recorrer à falta para travar o 10.

As notas do Gil Vicente: Andrew (5); Hevertton Santos (4), Marvin Elimbi (4), Buatu (5), Ghislain Konan (5); Cáseres (5), Zé Carlos (5); Sergio Bermejo (6), Luís Esteves (6), Martín Fernandez (4); Pablo (4); Santi García (5), Agustín Moreira (5), Gustavo Varela (4), Zé Carlos (4) e Rodrigo Rodrigues (4).