Bruno Lage e Rui Costa na apresentação do treinador do Benfica
Bruno Lage e Rui Costa na apresentação do treinador do Benfica - Foto: Miguel Nunes

A amizade, o desgaste azeri e Mário Branco: Rui Costa abre o livro sobre Lage

Presidente do Benfica elogiou antigo treinador das águias, dissecou noite do despedimento e assumiu total responsabilidade sobre todas as decisões tomadas

Rui Costa explicou ao pormenor o processo de despedimento de Bruno Lage, em entrevista à TVI e CNN Portugal. O presidente do Benfica reiterou que nunca contactou José Mourinho antes da saída do técnico encarnado até 17 de setembro: «Teve a ver com o jogo. Acabámos a relação no Qarabag [2-3]. O problema não era Bruno Lage, é físico e emocional. É muito evidente o desgaste. Começámos a época com 10 dias de férias! Alguma coisa tinha de ser mudada, por isso despedi-o. Falar dele, para mim, é difícil. Sei o que procurou dar ao Benfica. Compreendemos ambos que era a melhor solução. Não houve nenhum plano para o afastar, ele sabe que isso era impensável.»

O presidente do Benfica aproveitou a ocasião para rejeitar a tese de que Mário Branco «já tinha feito a cama» a Bruno Lage. «Não faz o minimo sentido Nunca assisti a nada e falo com os dois diariamente, em nenhuma circunstância vi uma má relação entre o meu treinador e o meu diretor-geral. Há razões para o jogo [com o Santa Clara] ter sido na sexta-feira. Não houve esse desaguisado», garantiu Rui Costa.

«Bruno Lage abdicou do contrato que tinha até final da época, recebendo apenas até ao dia em que esteve à frente da equipa de futebol. Mostrou a grande qualidade humana que tem. A minha relação com ele é excelente, de dois amigos que tiveram de separar as águas numa relação profissional», explicou Rui Costa.

Questionado sobre a satisfeição face ao resultado final da construção do plantel após o fecho do mercado de verão, o antigo maestro foi perentório: «Considero que é um plantel equilibrado. O próprio Bruno Lage admitiu que o plantel tinha sido feito entre o presidente e o treinador. quando o treinador está satisfeito como é que um presidente pode não estar?.»

Rui Costa negou ainda o rumor de Bruno Lage teria colocado o lugar à disposição depois da prestação no Mundial de Clubes. «Nem se falou nisso. O que contabilizámos foi os dias para a Supertaça. Ouço tanta coisa...», ironizou o dirigente.

O presidente do Benfica desde outubro de 2021 assumiu total responsabilidade pelas decisões tomadas desde o início do mandato «para o bem e para o mal». Em conformidade, Rui Costa negou a interferência do próprio chefe de gabinete, Nuno Costa: «O meu chefe de gabinete é conhecido por toda a gente, é escalpelizado. Faz um trabalho excelente como chefe de gabinete e não mais do que isso. Faz as suas funções como qualquer outro funcionário. Esta semana até ouvi que foi ele que despediu o Bruno Lage. Estou muito grato a todo o trabalho que ele tem desenvolvido, mas unicamente nas suas funções.»