Neemias Queta irá cumprir a quinta época na NBA, terceira ao serviço dos Boston Celtics
Neemias Queta irá cumprir a quinta época na NBA, terceira ao serviço dos Boston Celtics

80.ª temporada da NBA: Neemias, acredita!

Poste português ganhou e conquistou espaço nos Celtics e terá, esta época, a sua grande prova de fogo. Arranca, esta terça-feira com dois jogos, a 80.ª campeonato da liga norte-americana. Os Celtics apenas jogam amanhã num momento que pode mudar o estatuto do poste português na lia

Neemias Queta já passou pela pressão de ser um rookie e o primeiro português na NBA quando chegou aos Kings após ter sido escolhido na 39.ª posição do draft de 2021. E ter lutar pela demorada oportunidade em Sacramento.

Depois, pela tensão de chegar a um clube mítico e tradicional como os Celtics, o mais vitorioso da história da Liga, 18 vezes campeão, viver entre várias superestrelas e onde qualquer erro é visto à lupa porque se lutava pelo título. Nessa época, 2023/24, o maior risco que correu foi sagrar-se campeão, Objetivo que conseguiu e ficou a meio caminho na última, com a equipa a ficar privada de Jayson Tatum no play-off por lesão, mas com o grupo sem a química especial que mostrara no campeonato anterior.

Fotografia A BOLA

Hoje, quando arranca a 80.ª temporada da NBA, aos 26 anos, Quieta sentirá na pele e no interior a maior tensão de sempre. Depois das saídas dos três postes que estavam à sua frente, os dois do cinco inicial, Kristaps Porzingis (Hawks) e o seu principal apoio no balneário e mentor Al Horford (Warriors), e do suplente Luke Kornet (Spurs), é para Queta que todos se viram para dominar a luta das tabelas e intimidar na área restritiva. Mas desta vez querem mais de si, que igualmente seja uma arma ofensiva. Sobretudo depois da boa imagem que deixou no EuroBasket pela Seleção.

Jogos desta terça-feira
Oklahoma City Thunder-Houston Rockets; Los Angeles Lakers-Golden State Warriors

O treinador Joe Mazzulla vai exigir tudo do português e os fãs nas bancadas do TD Garden, que celebra o 30 aniversário, conhecedores de basquete, também.

Não só pelos Celtics, que mesmo se Tatum regressar a tempo, não são os principais favoritos ao Este. Afinal também tiveram de abrir mão de Jrue Holiday para não pagarem mais de 500 milhões de dólares em salários e ordenados. A sangria do plantel baixou o custo e valor do plantel, mas esta é a época em que Neemias terá de mostrar que passou a figurar noutro nível na NBA, com lugar regular no cinco inicial. De forma a que, no próximo verão, possa aspirar a um contrato de muito mais de 2 milhões de euros como agora receberá.

Neemias e Joe Mazzulla Fotografia NBAE

«Sou duro com ele porque acredito nele. O seu crescimento é importante para nós. Está cá há mais de dois anos e tem melhorado sempre. É para isto que se treina: pegar em jogadores assim e ver até onde nos levam. Tem sido divertido e gosto mesmo de treiná-lo», elogiou Mazzulla depois de Neemy ter tirado de cima algumas nuvens negras e críticas de adeptos e imprensa com uma grande exibição do último jogo da pré-temporada, contra os Raptors (110-108), em que integrou o cinco inicial e acabou por estar em campo 21m, registado 8 pontos (4/7 lanç. 2), 12 ressaltos (5 of.), 2 assistências, 1 roubo de bola e 4 desarmes.

Jogos de quarta-feira
New York Knicks-Cleveland Cavaliers; Charlotte Hornets-Brooklyn Nets; Orlando Magic-Miami Heat; Atlanta Hawks-Toronto Raptors; Boston Celtics-Philadelphia-76’ers; Chicago Bulls-Detroit Pistons; Memphis Grizzlies-New Orleans Pelicans; Milwaukee Bucks-Washington Wizards; Utah Jazz-Los Angeles Lakers; Dallas Mavericks-San Antonio Spurs; Phoenix Suns-Sacramento Kings; Portland Trail Blazers-Minnesota Wolves

«Vamos ser duros com o Neemy. Já lhe disse: isto é aquilo para que trabalhaste a vida toda, uma oportunidade de seres titular nos Celtics. É fácil ser rookie, depois o quarto poste e depois o suplente. Agora é desenvolver a mentalidade de entrega todas as noites. Acho que tem isso. Temos de o manter neste padrão e ele orgulha-se disso. Trabalha. O que vimos hoje… acredito que pode ser ainda melhor. É esse o jogador de que necessitamos a maioria das noites», elogiou ainda Mazzulla, que quer voltar a construir um conjunto capaz de voltar a ser campeão.

Sem os Celtics no topo dos candidatos de Oeste, logo veremos como surgirá (se jogar) Jayson Tatum, os favoritos da Conferência são os Cavaliers, que em 2024/25 não conseguiram confirmar o nível que apresentará na regular season, seguindo-se depois Knicks e Magic. Com Tyrese Haliburton a recuperar de operação, será difícil os Pacers, que perderam o poste Myles Turner, dificilmente estarão outra vez nos Finals.

Fotografia Imago

No Oeste, os campeões, que mantêm todo o plantel, jovem saudável e ambicioso, são os grandes favoritos, mas terão missão difícil com Nuggets e Rockets (agora com Kevin Durant, a grande transferência do defeso, e com expectativa de ver onde conseguem chegar Mavericks e Lakers. O Oeste será escaldante!

Stephen Curry, o maior lançador da história do basquetebol Fotografia Imago

Duas novas regras em vigor

São duas as novas regras que existem para o 80.º campeonato da NBA 2025/26. A primeira, a que deram o nome de de high five (dá cá cinco), visa proteger os atiradores, de forma a que estes não sofram tantos contactos físicos quando estão a lançar. Passou a ser falta qualquer contacto na mão ou no braço, antes ou depois de a bola sair da mão num lançamento em suspensão.

A segunda nova norma determina que qualquer lançamento efetuado a um mínimo de 10,97 metros (36 pés), em que essa jogada tenha começado no meio-campo contrário e aconteça nos últimos 3 segundos dos três primeiros quartos, estatisticamente contará como tentativa de lançamento da equipa e não do basquetebolista. Pretende-se que os jogadores não se retraiam a tentar o cesto por poder afetar os seus dados estatístico e mais tarde estes prejudiquem os montantes pelos quais podem renovar contrato.

O ritmo da época

20 outubro – Planteis fechados
22 outubro – Bola ao ar para a 80.ª temporada

31 novembro – Começa a 3.ª NBA Cup
1 novembro – jogo na Cidade do México, Pistons-Mavericks
28 novembro – fim da fase de grupos NBA Cup

9/10 dezembro – Quartos de final NBA Cup
13 dezembro – meias-finais NBA Cup, Las Vegas
16 dezembro – Final NBA Cup, Las Vegas
25 dezembro – Jogos do Dia de Natal

5 janeiro - Contratos 10 dias podem ser assinados
10 janeiro – Todos contratos garantidos para a época
15 janeiro – Jogo em Berlim, Magic-Grizzlies
18 janeiro – Jogo em Londres, Magic-Grizzlies

5 fevereiro – Fim de transferências
13/15 fevereiro – 75.º All-Star, em Los Angeles

1 março – Fim de dispensa de jogadores elegíveis para o play-off

12 abril – Termina a regular season
13 abril – Planteis para o play-off fechados
14-17 abril – Torneio play-in
18 abril – Arranca o play-off

4/5 maio – Meias-finais de Conferência
A determinar – Finais de Conferência

3 junho – Início dos 80.º Finals

Transferências

Jogador   de…         para…
Al Horford       Celtics     Warriors
Anfernee Simons    Blazers    Celtics
Cam Johnson  Nets        Nets
Chris Paul       Spurs      Clippers
CJ McCollum  Pelicans  Wizards
Collin Sexton   Jazz        Hornets
Damian Lillard Bucks      Blazers
Desmond Bane       Grizzlies  Magic
Duncan Robinson   Heat        Pistons
Jalen Green    Rockets   Suns
Jonas Valanciunas  Kings       Nuggets
Jordan Poole   Wizards   Pelicans
Jrue Holyday  Celtics     Blazers
Kevin Durant   Suns       Rockets
Kristaps Porzingis   Celtics     Hawks
Lonzo Ball       Bulls        Cavaliers
Michael Porter Nuggets  Nets
Myles Turner   Pacers    Bucks
Norman Powell       Clippers   Heat