Malcolm Brogdon no tempo dos Celtics
Malcolm Brogdon no tempo dos Celtics - Foto: IMAGO

Jogador da NBA anuncia final da carreira a uma semana do início da temporada

Malcolm Brogdon, base de 32 anos, decidiu retirar-se após nove temporadas na liga norte-americana

Malcolm Brogdon surpreendeu o mundo do basquetebol ao anunciar, esta quarta-feira, o fim da sua carreira profissional, apenas uma semana antes do início da nova temporada da NBA. O base norte-americano, que deveria representar os New York Knicks, decidiu colocar um ponto final na carreira aos 32 anos, após enfrentar várias lesões nos últimos anos.

«Hoje inicio oficialmente a transição da minha vida no basquetebol. Orgulhosamente, dei a minha mente, corpo e espírito a este desporto ao longo das últimas décadas. Sacrifiquei muito, mas também fui muito recompensado. Estou grato por ter chegado até aqui nos meus próprios termos e por poder desfrutar agora com a família e amigos. Um sincero obrigado a todos os que fizeram parte da minha jornada», escreveu Brogdon nas redes sociais.

Eleito Rookie do Ano em 2016/17 (com os Bucks) e Melhor Sexto Homem em 2022/23 (ao serviço dos Celtics), Brogdon construiu uma carreira sólida desde que foi escolhido na 36.ª posição do draft de 2016 pelos Milwaukee Bucks. Jogou ainda pelos Indiana Pacers, Boston Celtics, Portland Trail Blazers e Washington Wizards.

Apesar de ter assinado recentemente um contrato de curta duração com os Knicks — não era garantido para a presente temporada, corria o risco de ser dispensado no final da pré-época —, o jogador optou por encerrar o capítulo da NBA, terminando com médias de 15,3 pontos, 4,1 ressaltos e 4,7 assistências por jogo ao longo de nove temporadas.