Duas demissões na Alpine após difícil Grande Prémio do Bahrein
Matt Harman, diretor técnico do construtor francês (IMAGO/PanoramiC

Duas demissões na Alpine após difícil Grande Prémio do Bahrein

FÓRMULA 103.03.202416:02

Diretor Matt Harman e Dirk de Beer, chefe de aerodinâmica, estão de saída do construtor francês

Depois de um Grande Prémio (GP) negativo para a Alpine em que Esteban Ocon e Pierre Gasly se qualificaram em 19.º e 20.º, respetivamente - e na corrida não foram além do 17.º e 18.º -, o construtor francês sabe que o diretor do departamento técnico, Matth Harman, e o chefe de aerodinâmica, Dirk de Beer, estão de saída.

Segundo avança o site Motorsport.com, os dois apresentaram a demissão no mês passado, mas estiveram presentes no GP do Bahrein. A equipa gaulesa não confirmou a informação avançada pela publicação, referindo apenas que não ia comentar o caso.

Esta é mais uma dor de cabeça para a Alpine, depois de um arranque de temporada difícil para a formação liderada por Bruno Famin. Se em 2022, o A522 foi o quarto carro mais rápido durante a temporada, terminando o Mundial de Construtores no mesmo lugar, estes últimos dois anos viram os franceses perderem terreno para os rivais.

Esteban Ocon e Pierre Gasly terminaram GP do Bahrein em 17.º e 18.º, respetivamente (IMAGO/PanoramiC)

Se no ano passado, ainda arrecadaram dois pódios (Ocon foi 3.º no GP de Mónaco e Gasly 3.º no GP dos Países Baixos), os resultados dos testes de pré-época indicavam que o A524 não estava em boa posição, sofrendo de um excesso de peso em relação aos restantes monolugares, e a performance aerodinâmica mostrou-se inconsistente. E o resultado da primeira prova de 2024 confirmou isso mesmo.

«Sabíamos que o início da época ia ser difícil», disse o chefe de equipa Bruno Famin, que substituiu Otmar Szafnauer no cargo no verão de 2023.

«Dito isto, estamos a fazer tudo o que podemos com o que temos neste momento e vamos continuar a encontrar melhorias e a fazer progressos sempre que estivermos em pista. Na próxima semana vamos a Jeddah - Grande Prémio da Arábia Saudita -, uma pista completamente diferente da do Bahrein, o que nos dá uma nova oportunidade de continuar a aprender e a progredir o nosso carro», concluiu.