Barcelona perdeu por 4-0 em Madrid - Foto: IMAGO

Falha obrigou VAR do Atl. Madrid-Barcelona a traçar fora de jogo... à mão

Lance aos 52 minutos está a gerar muita polémica no país vizinho

Está instalada a polémica em Espanha. Na segunda parte do Atlético Madrid-Barcelona (4-0), Pau Cubarsí reduziu a desvantagem dos catalães, mas o tento foi anulado após... seis minutos de revisão no VAR. A situação motivou muitas críticas da comitiva blaugrana, mas surge agora a explicação.

A Comissão Técnica de Árbitros em Espanha emitiu um comunicado oficial sobre o incidente, garantindo que o sistema semiautomático de deteção de fora de jogo (SAOT) falhou durante a revisão do lance, devido à «elevada densidade de jogadores no enquadramento». Consequentemente, as linhas foram traçadas... à mão.

«Na avaliação da situação e em conformidade com o protocolo, a equipa do VAR realizou uma análise com o auxílio do sistema semiautomático de deteção de fora de jogo. Durante a análise, foi detetada uma falha na modelagem devido à elevada densidade de jogadores no enquadramento. Após tentar calibrar a simulação e verificar que tal não era possível, a equipa do VAR, seguindo o procedimento estabelecido, traçou manualmente as linhas de fora de jogo para tomar uma decisão final e correta», refere o comunicado.

A comissão esclareceu: «Por esta razão – excecionalmente – o processo de revisão demorou mais tempo do que o habitual, e a reconstrução do episódio não pôde ser mostrada na transmissão, uma vez que o SAOT não estava a funcionar.»