Steven Kruijswijk e Dylan van Baarle fora da Volta a França
Os corredores neerlandeses Steven Kruijswijk e Dylan van Baarle, da equipa Visma-Lease a Bike, falharão a próxima Volta a França devido aos ferimentos sofridos numa queda durante a quinta etapa do Critério do Dauphiné, esta quinta-feira, em França.
#Dauphiné : la terrible chute lors de la 5e étape du Critérium du Dauphiné... finalement neutralisée jusqu'à l'arrivée !
— Cyclism'Actu (@cyclismactu) June 6, 2024
"Le vélo, partout & toujours ici !" https://t.co/Wz4iOE8gSy
🎥 Vidéo X : @keyshawn__bava #Cycling #Cyclisme #Crash pic.twitter.com/Isi4J8igvl
Os dois ciclistas são uns dos mais gravemente lesionados, entre os cerca de 50 que estiveram envolvidos numa queda, a alta velocidade, a cerca de 20 quilómetros da meta, numa descida com o piso molhado e bastante escorregadio.
🇫🇷 #Dauphiné
— Team Visma | Lease a Bike (@vismaleaseabike) June 6, 2024
Following the big crash today, Dylan van Baarle and Steven Kruijswijk were taken to the hospital. Examinations revealed that Dylan has fractured his collarbone and will need surgery. Steven has a small fracture in his hip that will heal with rest.
We’re very… pic.twitter.com/BNXwNEVxXu
Transportados de ambulância ao hospital, após exames, o diagnóstico foi pesado. Steven Kruijswijk sofreu uma «pequena fratura da anca, que cicatrizará com repouso», enquanto Van Baarle «fraturou uma clavícula e necessitará de cirurgia», informou, ao fim da tarde, a equipa Visma, anunciando, desde logo, a indisponibilidade física de ambos para a Tour de França, que arranca no dia 29 de junho, e para o qual estavam selecionados.
As baixas dos dois importantes corredores na Visma constituem mais um revés para a equipa dos Países Baixos e acrescentam-se às dúvidas que persistem sobre a recuperação do líder da formação, Jonas Vingegaard, vencedor das duas últumas edições do Tour, a tempo de participar na competição, após graves lesões sofrida numa queda na Volta ao País Basco, em 4 de abril.
No acidente também foram ao solo Remco Evenepoel, líder da classificação geral do Dauphiné, e o segundo posicionado, Primoz Roglic, tendo ambos sofrido apenas contusões ligeiras e escoriações.