«Apuramento do Benfica tem um impacto muito positivo»
Mónica Jorge, diretora da FPF (Foto: Eduardo Oliveira/ASF)

«Apuramento do Benfica tem um impacto muito positivo»

Mónica Jorge, diretora da FPF, analisa crescimento do futebol feminino

Mónica Jorge, diretora da Federação Portuguesa de Futebol, destacou o crescimento que o futebol feminino tem registado na última década em Portugal, com reflexo no número de atletas e competições e na melhoria da experiência internacional, quer a nível de Seleção, quer de clubes.

«A subida da Seleção no ranking, de 46.º para as 20 melhores do mundo, é fantástico, revela compromisso, qualidade e competência. O feito inédito do Benfica também contribui para a sustentabilidade. Queremos continuar com crescimento constante e estruturado, mais ferramentas, qualidade, capacidade e infraestruturas para as atletas, além de clubes com portas abertas», salientou a responsável pelo futebol feminino. 

E reforçou elogios às águias: «O apuramento do Benfica tem um impacto muito positivo, uma clara evidência do desenvolvimento da modalidade em Portugal, cada vez mais a mostrar as valias a nível internacional, espelho do nosso futebol e do sucesso que a modalidade está a ter no País. Estamos gratos ao Benfica e aos clubes que investem no futebol feminino. Acrescenta-nos mais responsabilidade no futuro, queremos mais e melhor para podermos mostrar o desenvolvimento da modalidade.»

O número de jogadoras em Portugal aumentou de 6.520 em 2012/13 para 15.113 em 2022/23 e já ultrapassa os 16 mil, facto destacado pela dirigente, que quer ainda mais no futuro.

«O crescimento tem sido fantástico. O número de jogadoras neste período aumentou 132 por cento. Ainda precisamos de um boom maior, o plano estratégico é focarmo-nos na continuidade para evoluirmos. O número de competições ter subido de 27 para 94 foi fundamental para o aumento de praticantes, especialmente no futebol, ultrapassámos as 16 mil à data de hoje, está confirmado que está a evoluir, temos crescido todos os anos, para fomentar o nosso crescimento.»