Claudio Tapia, presidente da Federação Argentina de Futebol
Claudio Tapia, presidente da Federação Argentina de Futebol - Foto: IMAGO

Escândalo financeiro ameaça participação da Argentina no Mundial

Presidente da federação, Claudio Tapia, investigado pela Justiça

Uma notícia do La Nación está a incendiar a Argentina, nomeadamente perante o risco de participação da campeã mundial em título no Campeonato do Mundo de 2026. Em causa uma investigação ao presidente da Federação Argentina de Futebol, Claudio Tapia, um dos homens mais poderosos do país.

O escândalo financeiro em questão diz respeito aos imóveis de Tapia e ao seu património em geral. Segundo o jornal, o juiz federal argentino Daniel Rafecas ordenou buscas a uma vivenda pertencente à Real Central SRL, empresa ligada a Luciano Pantano e Ana Lucía Conde, alegados testas de ferro de Tapia.

Estas buscas surgem pouco depois de terem sido realizadas inspeções à sede da Federação Argentina de Futebol (AFA) e a pelo menos 17 clubes. Em causa possíveis ligações à empresa financeira Sur Finanzas, que enfrenta acusações de alegada lavagem de dinheiro e evasão fiscal.

Na sequência da investigação levada a cabo, o tesoureiro Pablo Toviggino, que poderá ser inquilino da vivenda, foi detido.

A FIFA, por sua vez, está a acompanhar de perto todo o caso e, se for provado que Tapia obteve enriquecimento ilícito, a Argentina poderá ser excluída tanto da Finalíssima quanto do Mundial.