Viktor Gyokeres marcou pelo Arsenal na vitória fora de portas ao Burnley
Viktor Gyokeres marcou pelo Arsenal na vitória fora de portas ao Burnley - Foto: IMAGO

Arteta fala de Gyokeres: «Precisa de começar a converter as ocasiões que tem»

Técnico do Arsenal dá voto de confiança ao sueco ex-Sporting

Na antevisão ao confronto com o Wolverhampton, para a Premier League, o treinador do Arsenal deixou um voto de confiança a Viktor Gyokeres. Mikel Arteta defendeu que o sueco ex-Sporting estava num bom momento, antes da paragem forçada por lesão, e acredita que os golos vão surgir.

Questionado inicialmente sobre a integração de Gyokeres, o técnico espanhol explicou que o sucesso do avançado depende de uma fusão entre as suas qualidades e o modelo de jogo da equipa. «Penso que as duas coisas têm de se fundir. Temos de colocar o jogador nas melhores condições possíveis para explodir e atingir o seu potencial, e depois existem coisas que, dentro da nossa forma de jogar, têm de ser preenchidas. É uma combinação», afirmou Arteta.

«O mais importante são as ligações, os jogadores à sua volta. Essas interações, esse entendimento. Antes da lesão penso que ele estava muito bem. No início foi difícil, pois é uma Liga diferente, exigência diferente, não fez pré-época, e agoa está a começar a ter alguma continuidade. Os golos vão surgir e vamos ficar muito agradados com ele», acrescentou.

Ainda sobre o antigo goleador do Sporting, Arteta acredita que «provavelmente aquilo que o vai desbloquear são os golos». «Está tão habituado a isso que precisa disso para a confiança. No final, também vamos avaliar as suas prestações com base nisso. É lógico. Mas no resto, penso que ele está muito bem. Fisicamente está muito bem, e agora precisa de começar a converter as ocasiões que tem», acrescentou.

O Arsenal tem agora mais uma opção de ataque, com o regresso de Gabriel Jesus após longa paragem por lesão. «Conhecemos a sua qualidade, é um jogador que nos deu muito e que traz a energia que demonstrou no outro dia. É, sem dúvida, um jogador que tem de lutar por um lugar», referiu o técnico.

Questionado sobre uma eventual venda do brasileiro na reabertura do mercado, Arteta garantiu que não considera esse cenário: «Especialmente com a situação que temos agora. O Gabriel tem muito a oferecer à equipa e o foco é que ele esteja connosco.»

O treinador espanhol não desfez dúvidas quanto à eventual disponibilidade de William Saliba, Jurrien Timber, Declan Rice e Leandro Trossard para o jogo com o Wolverhampton.

Arteta teceu também rasgados elogios a Martín Zubimendi, mostrando-se impressionado com a sua rápida adaptação à Premier League. «Estou muito impressionado porque sei a dificuldade de chegar a esta liga e fazer o que ele está a fazer imediatamente. A variedade de ações e envolvimentos que ele tem no jogo é excecional», comentou.

O jovem Ethan Nwaneri também mereceu palavras de apreço. «A sua atitude tem sido excelente. Quando tem a oportunidade de jogar, prova que estou errado e que precisa de mais minutos», disse o treinador, revelando que o próprio jogador pediu para participar num amigável à porta fechada. «A atitude do Ethan nisso é excecional. Ele quer treinar, quer estar em contacto com a bola. Nesse sentido, ele é de topo.»