Jorge Costa - Foto: IMAGO

Voto de pesar pela «perda irreparável» de Jorge Costa aprovado por unanimidade no Parlamento

Antigo jogador morreu em agosto, aos 53 anos.

A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Jorge Costa, antigo jogador do FC Porto e da Seleção Nacional, vítima de problema cardíaco a 5 de agosto deste ano.

O voto de pesar foi apresentado pela comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. O texto considera o desaparecimento de Jorge Costa «uma perda irreparável» de alguém que era «embaixador» do futebol português e um dos seus «defesas-centrais mais marcantes».

«A sua personalidade combativa, a postura ética, o respeito pelos adversários e a paixão inabalável pelo jogo fazem dele um exemplo para várias gerações. Jorge Costa foi mais do que um atleta de excelência: foi um líder carismático, um símbolo de fidelidade ao seu clube e à Seleção», lê-se ainda no voto aprovado no Parlamento, em sessão plenária.

Pelo FC Porto, Jorge Costa venceu oito vez a Liga, cinco a Taça de Portugal, cinco a Supertaça Cândido de Oliveira, uma a Taça UEFA, uma a UEFA Champions League e uma Taça Intercontinental.

Com a Seleção de Portugal, foi 50 vezes internacional A, além de campeão do Mundo de sub-20, em 1991.

A Assembleia da República aprovou ainda dois votos de saudação, à seleção nacional de hóquei em patins que se sagrou campeã europeia e aos atletas portugueses pela prestação nos Mundiais de Canoagem.