De Zerbi, treinador do Marselha - Foto: IMAGO

Marselha anuncia saída de De Zerbi a meio da noite

Fim da linha para o treinador que tinha chegado em 2024

O Marselha, que ocupa o 4.º lugar na Ligue 1, emitiu um comunicado na última madrugada a anunciar a saída do treinador Roberto De Zerbi.

No último jogo sob o comando do OM, a equipa de Marselha sofreu uma pesada derrota frente ao rival PSG no campeonato, por 5-0, e este desaire foi fatal para o técnico. Roberto De Zerbi era o treinador do Marseille desde o verão de 2024 e não conseguiu conquistar qualquer troféu.

«O Olympique de Marseille e Roberto De Zerbi, treinador da equipa principal, decidiram de comum acordo o fim da colaboração. Após discussões entre todos os elementos da direção do clube – o proprietário, o presidente, o diretor desportivo e o treinador – foi decidida uma mudança no comando técnico da equipa principal. Esta foi uma decisão coletiva difícil, tomada após uma análise cuidadosa, no interesse do clube, para responder aos desafios desportivos do final da temporada», diz o comunicado emitido durante a noite.

O clube agradece a Roberto De Zerbi «pela sua dedicação, empenho, profissionalismo e seriedade, que foram evidentes, em particular, na classificação da equipa para o segundo lugar na temporada 2024-2025».

A sua saída não cai, no entanto, como surpresa, pois terça-feira já circulavam rumores de que o treinador pensava sair. De acordo com o RMC Sport, De Zerbi orientou o treino desta terça-feira, mas as conversas com o grupo de trabalho e com a direção indiciavam a separação, pois o técnico italiano continuava «profundamente afetado» e «devastado» pelos últimos resultados «humilhantes» e pela falta de atitude do plantel.

Roberto De Zerbi foi nomeado para o cargo no verão de 2024 depois de passagens por Darfo Boario, Foggia, Palermo, Benevento, Sassuolo, Shakhtar e Brighton. Tem apenas um troféu no seu palmarés como treinador: a Supertaça da Ucrânia, conquistada na temporada 2021-2022.

Como jogador, atuou ao longo da carreira em várias equipas italianas como Milan, Padova, Monza, Como, Catania, Brescia ou Napoli, mas para o público romeno é conhecido especialmente pelo período passado no CFR Cluj. Na equipa de Gruia, somou 30 jogos, 8 golos, 6 assistências, dois títulos de campeão e uma Taça da Roménia.