Vitória de Guimarães: Oumar Camara em ponto de rebuçado para o Dragão
Não será coincidência que o Vitória de Guimarães tenha somado, pela primeira vez, três triunfos consecutivos nesta época (em jogos oficiais) tendo sempre Oumar Camara como titular. O jovem de 18 anos ganhou uma enorme importância na manobra ofensiva da equipa, coroando o bom momento com um golo, uma assistência e o prémio de homem do jogo na vitória (4-0) sobre o Aves SAD na 12.ª jornada.
Na verdade, o jogador vindo da formação do PSG foi titular nos últimos quatro jogos, o primeiro deles a derrota (0-3) com o Benfica, no qual saiu aos 79’. «Não vale a pena escondermos, pois não estamos no momento em que gostaríamos de estar. Queríamos ter mais pontos, mas temos de nos focar no dia a dia, no nosso trabalho, em crescer face aos últimos resultados», disse Luís Pinto após esse jogo com o Benfica. Desde então, o Vitória entrou nos eixos e com Camara em destaque.
O avançado marcou o único golo, de penálti, na vitória (1-0) com o Tondela, antes de cumprir todos os minutos nos jogos com Mortágua (4-0), para a Taça de Portugal, e com o Aves SAD.
Nesses três encontros, só um jogador cumpriu mais minutos do que Camara: o defesa-central Óscar Rivas. E isto só porque Camara foi substituído, frente ao Tondela, aos 90+4’.
Venha daí o FC Porto
Internacional pelas camadas jovens da seleção de França, Camara terá um dos maiores desafios na sua ainda curta carreira já próxima quinta-feira, com a deslocação dos conquistadores ao Estádio do Dragão, para discutir com o FC Porto o acesso às meias-finais da Allianz Cup.
Como A BOLA escreveu esta segunda-feira, Luís Pinto não planeia muitas mudanças no onze da equipa, em relação à vitória com o Aves SAD. Note-se que, para além de Camara, Óscar Rivas, Rodrigo Abascal, João Mendes e Nélson Oliveira também foram titulares nos últimos três jogos da equipa.
Assim, o francês que tem Kylian Mbappé como inspiração – «É a minha referência. Dizem que temos algumas semelhanças porque temos características parecidas como a velocidade», disse aquando da chegada ao Castelo –, por estar grande forma, poderá voltar a figurar no onze frente aos dragões… o que já não seria uma novidade.
A estreia de Camara com as cores do Vitória de Guimarães ocorreu precisamente contra o FC Porto, na 1.ª jornada da Liga. Nessa derrota por 0-3 saiu de campo aos 56’. Depois saltou entre os estatutos de não utilizado e suplente utilizado, até reconquistar o lugar no onze nestes últimos quatro encontros.