V. Guimarães: Rivas ganha estatuto de patrão na defesa
Depois de ter falhado os primeiros três encontros da época do Vitória de Guimarães por lesão, Óscar Rivas pegou de estaca na 4.ª jornada da Liga, frente ao Arouca (1-1), e é atualmente um dos indiscutíveis de Luís Pinto no onze dos conquistadores.
O central espanhol de 25 anos, que chegou ao castelo na temporada transata, leva 11 partidas consecutivas como titular e sempre a cumprir os 90 minutos, quer no campeonato, quer na Taça de Portugal, estando a um grande nível e mostrando que deixou para trás os problemas físicos que o assolaram no arranque da época.
Além do excelente desempenho do ponto de vista defensivo, que se tem estendido a toda a equipa vimaranense nos últimos jogos — manteve a baliza inviolável frente a Tondela (1-0), Mortágua (4-0) e Aves SAD (4-0) —, o antigo defesa do Alcorcón também já foi decisivo... na outra ponta do terreno.
Diante do União de Lamas (1-0), num duelo difícil de desbloquear, Rivas apontou o único golo e carimbou o passaporte dos vitorianos para a 4.ª eliminatória da prova rainha, com um golpe de cabeça. Já na passada sexta-feira, no embate caseiro com os avenses (4-0), assinou o segundo da turma de Luís Pinto e ajudou o emblema minhoto a caminhar para a goleada.
A marca dos 11 encontros disputados na temporada em curso já não está distante do registo de 15 jogos que o central realizou em 2024/25, a primeira época em solo luso depois de três ao serviço do Alcorcón, onde ganhou experiência na competitiva segunda divisão do futebol espanhol.